MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Algumas anotações sobre os efeitos contratuais da pandemia do novo coronavírus no Estado de São Paulo

Algumas anotações sobre os efeitos contratuais da pandemia do novo coronavírus no Estado de São Paulo

A despeito do tema, emerge a necessidade de análise criteriosa sobre a nova realidade que as pessoas físicas ou jurídicas (fornecedores, consumidores, locadores e locatários, por exemplo) enfrentarão, notadamente, quanto à dificuldade de cumprir os contratos celebrados.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Atualizado às 10:31

t

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2) atingiu nossa sociedade de maneira inédita e, dentre inúmeros setores afetados, destaca-se a notável dificuldade que as medidas restritivas, adotadas pelos governos (federal e locais), impõem ao cumprimento dos contratos empresariais celebrados, seja por pessoas físicas ou jurídicas.

Com efeito, o DECRETO ESTADUAL PAULISTA 64.881, com vigência a partir de 24/3/2020, institui a quarentena em todo o Estado (artigo 1º) e prevê a suspensão das seguintes atividades (artigo 2º):

I - o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, "shopping centers", galerias e estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica, ressalvadas as atividades internas;

II - o consumo local em bares, restaurantes, padarias e supermercados, sem prejuízo dos serviços de entrega ("delivery") e "drive thru".

Este mesmo artigo 2º também determina quais atividades essenciais podem ser praticadas durante a quarentena (artigo 2º, § 1º, do decreto paulista 64.881):

1. saúde: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis;

2. alimentação: supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega ("delivery") e "drive thru" de bares, restaurantes e padarias;

3. abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal;

4. segurança: serviços de segurança privada;

5. demais atividades relacionadas no § 1º do artigo 3º do decreto federal 10.282, de 20 de março de 2020".

Importante enfatizar, inclusive, a disposição do artigo 4º, do citado decreto:

Artigo 4º - Fica recomendado que a circulação de pessoas no âmbito do Estado de São Paulo se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercícios de atividades essenciais.

A despeito do tema, emerge a necessidade de análise criteriosa sobre a nova realidade que as pessoas físicas ou jurídicas (fornecedores, consumidores, locadores e locatários, por exemplo) enfrentarão, notadamente, quanto à dificuldade de cumprir os contratos celebrados.

Inicialmente, é preciso destacar que ainda não existem decisões judiciais a respeito dos efeitos do novo coronavírus (SARS-CoV2) nos contratos firmados, (antes de março de 2020), dado a embrionária problemática que ainda não alcançou os tribunais.

De qualquer modo, não se pode perder de vista que a regra geral dos contratos, pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), pode ser relativizada, em situações excepcionais, especialmente diante da superveniência de fatos que alterem o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Em outras palavras, o contrato, a princípio celebrado, pode ser readequado posteriormente, desde que a superveniência de fatos, não previstos originalmente pelas partes, desequilibre, economicamente, a avença.

Isso porque o Direito pátrio prevê saídas para que o prejudicado na relação contratual possa buscar sua readequação econômica. São as teorias da onerosidade excessiva; da imprevisão; do caso fortuito e força maior.

Todas essas teorias possuem irrefutável premissa: a superveniência de uma situação que, além de imprevisível e extraordinária, desequilibre, econômica e financeiramente, o contrato.

Pela teoria da imprevisão, prevista no artigo 317 do Código Civil, o juiz poderá corrigir o valor pago pelo devedor quando, por motivos imprevisíveis, a quantia paga torna-se notoriamente desproporcional à inicialmente prevista no contrato.

Note-se que diante da extrema dificuldade em cumprir o contrato, pela superveniência de um evento imprevisível (pandemia), é que se admite a revisão contratual. Veja: a discussão, aqui, é sobre o valor já pago, durante o período de situação excepcional (jamais será sobre evento futuro).

Para ilustrar o acima exposto, destaca-se que a jurisprudência já reconheceu que não são fatos imprevisíveis: mudança de moeda, inflação e variação cambial, por exemplo.

A teoria da onerosidade excessiva, por sua vez, é bastante próxima à da imprevisão e está prevista no artigo 478, do Código Civil. Aqui, em razão de fato superveniente e imprevisível, a prestação torna-se excessivamente onerosa, impedindo tanto a execução do contrato, quanto admitindo-se sua rescisão.

Como exemplo, cita-se a impossibilidade do pagamento do aluguel empresarial, diante da ocorrência de uma pandemia que restringe a circulação de pessoas. A fim de melhor adequar o instituto, a doutrina é pacífica no sentido de, preliminarmente, legitimar o dever de revisão das cláusulas contratuais, para, somente após, diante da persistente impossibilidade de continuidade deste, rescindi-lo.

Em que pese semelhantes, as duas teorias acima não se confundem. A teoria da imprevisão diz respeito aos valores já pagos pelo devedor; sendo que o valor pago, na data do pagamento, mostrou-se, claramente, desproporcional ao valor determinado na data da contratação. Já a teoria da onerosidade excessiva, por seu turno, prevê que, na data do pagamento, o valor devido afigurou-se demasiadamente oneroso para o devedor, impossibilitando o pagamento, fato que demandará a revisão contratual ou sua rescisão.

Finalmente, a teoria do caso fortuito e da força maior encontra-se no artigo 393, do Código Civil e dispõe que diante da impossibilidade do cumprimento da obrigação (em razão de fato superveniente), a parte "impossibilitada" não será responsabilizada pela inadimplência.

Em outras palavras, o surgimento de um fato posterior impossibilita o pagamento (veja: o pagamento não se tornou excessivamente oneroso; ele simplesmente não poderá ser efetuado) e, em razão disso, a parte devedora não poderá responder pelo descumprimento contratual.

Existe grande divergência, na doutrina, sobre a necessidade da imprevisibilidade do evento superveniente, mas há consenso de que é preciso verificar a duração e o impacto do caso fortuito ou da força maior, bem como as previsões do contrato sobre estas circunstâncias (como exemplo, temos a recente "greve dos caminhoneiros", que impactou profundamente no adimplemento das obrigações contratuais).

Portanto, para a teoria do caso fortuito e da força maior, o devedor pode buscar, em primeiro lugar, o afastamento da responsabilidade por descumprimento contratual.

Em segundo lugar, poderá o devedor perquirir:

a)     a suspensão do cumprimento da obrigação (caso o evento superveniente não seja de prolongada duração, de modo que as partes ainda tenham interesse no cumprimento desta, após o término do evento) ou;

b)    a rescisão contratual, caso os efeitos perdurem por um prazo que inviabilize a continuidade da contratação.

Em apertada síntese, essas são as teorias que regem a possibilidade de revisão contratual, no âmbito civil.

Todavia, existe um ramo do direito das obrigações que, pela praxe, regulamenta as disposições contratuais sobre eventos pandêmicos: o direito securitário.

Com efeito, as seguradoras excluem, usualmente, da cobertura do seguro, os eventos decorrentes de pandemia, justamente sob o argumento do desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Sendo assim, uma vez assinado, pelas partes, o contrato de seguro com cláusula expressa de exclusão da cobertura contratual em caso de pandemia formalmente reconhecida, a regra geral do direito das obrigações será aplicada: pacta sunt servanda.

De qualquer modo, destaca-se que, em razão da gravidade da pandemia do novo coronavírus, algumas seguradoras irão indenizar, por mera liberalidade, os danos decorrentes da pandemia de coronavírus, o que é salutar.

Por último, não se pode esquecer, ainda, a existência dos contratos administrativos, regulados pelo artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal e artigo 65, da lei 8.666/93.

Como regra geral, diante de evento futuro e imprevisível, a Administração Pública será a responsável pelo reequilíbrio econômico-financeiro destes contratos: ou seja, a Administração é quem assume os danos pelo desequilíbrio, não se aplicando, em regra, as teorias do Código Civil, acima elencadas.

Como embaraço, sabe-se que a prestação dos serviços públicos, sobretudo quanto aos essenciais, sofrerá consequências drásticas, mormente com os permissivos de contratação emergencial, previstos na lei de licitações, o que ensejará análise pormenorizada e individualizada dos contratos celebrados.

Nesse compasso, diante da novidade que se apresenta ao Direito brasileiro, sem precedentes doutrinários e jurisprudenciais, caberá ao operador do direito a análise criteriosa da aplicação das teorias acima descritas, aos contratos submetidos a sua análise e em relação aos decretos de quarentena que restringiram, em muito, as práticas comerciais no Brasil.

Não há regra geral, tampouco paradigma matemático: "cada caso é um caso"! E o grande desafio será concluir se o novo coronavírus (SARS-CoV2) será considerado evento extraordinário e imprevisível, de modo a ensejar as revisões contratuais.

Despontar-se-á como fundamental o estudo de cada contrato, pois se houver previsão específica quanto à incidência de fatos supervenientes e extraordinários, não haverá como aplicar, em regra, as teorias acima estudadas, prevalecendo-se as disposições contratuais (salvo relevante desequilíbrio).

Não obstante, caso a relação comercial das partes envolvidas enquadre-se nas teorias supra descritas, é indubitável que estas pactuem acordo acerca da suspensão de pagamento das parcelas do contrato (aluguéis comerciais, por exemplo) até o término da quarentena, como também sobre a forma como estas serão pagas, posteriormente.

Conclui-se, à vista do relatado, que cabe aos contratantes a procura de um profissional habilitado, para que seu contrato possa ser devidamente analisado e, assim, revisto (se o caso), readequando-se as prestações pecuniárias em consonância com a nova realidade de quarentena: seja diferindo-as no tempo, seja reduzindo seu valor.

_____________________________________________________________________

*Antonelli Antonio Moreira Baracat Secanho é advogado do escritório EQ - Eudes Quintino - Sociedade de Advogados. 

*Rejane Isley Corrêa Hugatt é advogada do escritório EQ - Eudes Quintino - Sociedade de Advogados. 

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca