MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O desconto de créditos de PIS e de Cofins sobre as aquisições de óleo diesel e a MP 1.118/22

O desconto de créditos de PIS e de Cofins sobre as aquisições de óleo diesel e a MP 1.118/22

O artigo trata da alteração no regime de aproveitamento de créditos de PIS e de Cofins nas aquisições de combustíveis.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Atualizado em 8 de junho de 2022 14:34

Desde a greve dos caminhoneiros em 2018, o Governo Federal vem adotando medidas fiscais para reduzir o impacto tributário nos combustíveis, principalmente no óleo diesel.

Este artigo tratará especificamente sobre o óleo diesel utilizado como insumo por transportadores de carga ou indústrias. A medida provisória 1.118/22 tratou também de outros combustíveis, sendo aplicado o mesmo raciocínio aqui exposto. A MP assegurou aos produtores ou revendedores dos derivados de petróleo a manutenção dos créditos.

Em março de 2022, foi sancionada a lei complementar 192/22, que reduziu a zero as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda, entre outros, de óleo diesel, até 31 de dezembro de 2022.

O art. 9° da mencionada lei complementar assegurou às pessoas jurídicas da cadeia, inclusive o adquirente final, a manutenção dos créditos relativos à aquisição, entre outros, de óleo diesel.

O dispositivo, expressamente, assegurava a todos da cadeia, o desconto de créditos de PIS e de Cofins.

No dia 18/5/22, foi publicada, no Diário Oficial da União, a medida provisória 1.118/22, que alterou o art. 9° da lei complementar 192/22, retirando a possibilidade da manutenção dos créditos de PIS e Cofins que o mencionado artigo previa.

A mencionada medida provisória, ao retirar a possibilidade de manutenção de tais créditos, aumentou de maneira indireta a carga tributária incidente em toda a cadeia de combustíveis, uma vez que, com a impossibilidade de desconto do citado crédito, o valor que deverá ser recolhido a título das contribuições será maior.

A medida provisória entrou em vigor na data da sua publicação, o que gerou efeitos negativos imediatos aos contribuintes, que, ao apurar o PIS e a Cofins, não poderão descontar os créditos relativos à aquisição de óleo diesel.

A medida provisória entrou em vigor na data de sua publicação, desconsiderando a regra da anterioridade nonagesimal, contida no §6° do art. 195 e art. 150, inciso III, alínea "c", ambos da Constituição.

Tal regra serve para evitar a surpresa e oferecer segurança jurídica às relações jurídico-tributárias, fazendo com que o contribuinte se planeje para arcar com a nova carga tributária.

A única interpretação possível, em relação à manutenção dos créditos, anteriormente prevista, é a de que houve a concessão de crédito presumido às pessoas jurídicas que adquirem os combustíveis sujeitos à alíquota zero, pois, caso não houvesse a possibilidade de aproveitar tais créditos, haveria a tributação do PIS e da Cofins concentrada no adquirente final, já que ele arcaria com toda a carga tributária relativamente às mencionadas contribuições. Ou seja, sobre o pretexto de reduzir a carga tributária incidente sobre os combustíveis, o Governo Federal estaria, na verdade, cometendo uma falsa redução da carga tributária, já que o Fisco iria arrecadar a mesma carga tributária se não houvesse reduzido a zero as alíquotas das contribuições.

Neste caso, seria a típica lei "para inglês ver", expressão utilizada para se referir a uma encenação do Brasil Império, para a potência inglesa, em relação a fiscalização de naus negreiras.

A manutenção dos créditos de PIS e de Cofins tem uma importância enorme, que, caso não seja assegurada no cenário de redução a zero da alíquota do tributo, acabaria por inviabilizar o benefício financeiro. Todavia, a observância da regra da anterioridade é medida que se impõe.

O STF possui jurisprudência pacificada em relação à aplicação da regra da anterioridade, ainda que o aumento da carga tributária seja indireto.

De modo resumido, o aumento do tributo de maneira direta consiste na majoração da alíquota ou da base de cálculo do tributo. Já o aumento indireto, consiste no aumento, de algum modo, da carga tributária, podendo ficar caracterizado pela redução de um benefício fiscal, o que ensejaria o aumento da carga tributária, ou a exclusão do direito à apuração de créditos de um tributo não cumulativo, o que, também implica em aumento da carga tributária.

O STJ possui decisão, em que, especificamente, decidiu que a exclusão do direito à apuração de créditos de PIS e Cofins implica em aumento da carga tributária das contribuições.

Portanto, o STF e o STJ possuem entendimentos convergentes sobre a aplicação da anterioridade em caso de aumento da carga tributária, ainda que de maneira indireta.

Como se sabe, o art. 195, §6° da Constituição, estabelece que as contribuições para a seguridade social observarão a regra da anterioridade nonagesimal.

Evidentemente, a modificação na sistemática da não cumulação do PIS e da Cofins, que tem direta implicação na sua apuração, e, com isso, implica na majoração da carga tributária relativamente às contribuições, deverá respeitar a regra da anterioridade nonagesimal.

A medida provisória 1.118/22, que deu nova redação ao art. 9° da lei complementar 192/22, desconsiderou a regra do §6° do art. 195, bem como o art. 150, inciso III, alínea "c", ambos da Constituição.

Portanto, é evidente a inconstitucionalidade da vigência imediata da medida provisória n° 1.118/22, que, ao suprimir a redação do art. 9° da lei complementar 192/22, retirou a possibilidade de apropriação de créditos de PIS e de Cofins na aquisição de óleo diesel utilizado como insumo, aumentando a carga tributária, sem observar a regra da anterioridade nonagesimal, prevista no art. 195, §6° e art. 150, inciso III, alínea "c", ambos da Constituição.

Gustavo Leite

VIP Gustavo Leite

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca