A desjudicialização transfere questões do judiciário para métodos alternativos como mediação e arbitragem, visando reduzir a carga nos tribunais e promover soluções mais ágeis e eficientes.
Lagarto, em Sergipe, é reconhecida como a "Capital da Vaquejada", destacando a importância cultural, histórica e desportiva dessa tradição nordestina no Brasil.
A lei Federal 14.133/21, apesar de avanços, omite questões importantes como a "repescagem licitatória" para novas propostas após desclassificação, contrariando o princípio da eficiência e da primazia da licitação.
O artigo aborda a questão das anulações de sentenças arbitrais no Brasil. Nele, criticamos a forma como algumas notícias apresentam estatísticas de maneira sensacionalista e demonstramos que a maioria das sentenças arbitrais é mantida intacta, reforçando a eficácia da arbitragem como método de resolução de disputas no país.
A PEC 18/21, aprovada pela Câmara, anistia partidos por não cumprirem cotas de gênero e racial, reduz a obrigação de investimento em diversidade e permite REFIS para dívidas partidárias, gerando controvérsias.
Os bancos podem bloquear contas em casos suspeitos, mas devem informar o cliente. Se bloqueada sem aviso, o cliente deve buscar esclarecimentos e, se necessário, recorrer à justiça.
O trabalho visa identificar e mapear riscos no compliance ordinário e previdenciário, especialmente na área laboral, para criar um plano de ação eficaz, considerando as mudanças na NR-1.
O IBS, que unifica ISS e ICMS, será gerido pelo Comitê Gestor, com arrecadação e distribuição para Estados e Municípios. Cada ente fixará sua alíquota, podendo variar da alíquota de referência de 26,5%.