MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso
O futuro do Brasil e a advocacia empresarial
8.mai.2008

O futuro do Brasil e a advocacia empresarial

Armando Moraes

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (Central Intelligence Agency - CIA) lançou, em 2006, o livro Relatório da CIA - Como será o mundo em 2020. A obra reúne perspectivas sobre economia, política e diplomacia para o mundo dos próximos doze anos. Criada em 1947, no âmbito da Guerra Fria, a CIA tem uma carreira bem polêmica, é verdade, mas possui credibilidade para validar os dados defendidos na projeção desse cenário.

Brasil alcança o patamar de Investment Grade
8.mai.2008

Brasil alcança o patamar de Investment Grade

Paulo Henrique Rage

A Standard & Poor's, agência americana de classificação de riscos financeiros, classificou, na última quarta-feira de abril (30), o Brasil como país com "Grau de Investimento" (Investment Grade).

Casa da suplicação
8.mai.2008

Casa da suplicação

No próximo dia 10 de maio do corrente ano a Justiça brasileira comemora seu bicentenário, essencialmente pela elevação da Relação do Rio de Janeiro à condição de Casa de Suplicação do Brasil e, portanto, independência total da justiça brasileira, até então atrelada à justiça portuguesa.

O princípio da presunção de inocência
7.mai.2008

O princípio da presunção de inocência

O princípio do estado de inocência ou, como preferem, da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 5.º, LVII), determina, antes de a sentença condenatória transitar em julgado, a impossibilidade de se impor ao acusado de um crime qualquer medida de coação pessoal ao seu direito de liberdade, que se revista de característica de execução de pena. Proíbe-se a denominada "pena antecipada", exceção às providências de natureza cautelar, como a prisão em flagrante, a preventiva e a temporária. Nesse sentido: TJSP, HC n. 79.434, RJTJSP 121/352.

Auditoria jurídica como paradigma entre os cores values da advocacia
7.mai.2008

Auditoria jurídica como paradigma entre os cores values da advocacia

Causou calafrios ao escriba migalheiro, no dia primeiro de abril, já passado, a entrevista do Coordenador do Mestrado de Direito da Fundação Getúlio Vargas, senhor Oscar Vilhena (Migalhas nº 1.869 - "Entrevista" - clique aqui), notícia que se reporta a entrevista veiculada na TV Justiça no dia 28 de março, na qual o referido senhor, verbis "traçou o perfil do jurista do futuro e os desafios impostos à Justiça no século XXI" e comentou sobre o Programa de Mestrado de Direito da GV asseverando, "com o processo de globalização, o Direito passou a lidar com variáveis muito mais complexas.

Arbitragem e os direitos do trabalhador
7.mai.2008

Arbitragem e os direitos do trabalhador

Elaine Cristina Reis

A arbitragem tem sido o caminho para livrar-se de longos conflitos que se arrastam lentamente na Justiça do Trabalho. Por meio deste sistema jurídico privado, as partes buscam voluntariamente soluções para os seus conflitos de forma mais rápida e definitiva, uma vez que da sentença arbitral não se pode recorrer. Embora a arbitragem possua amparo legal e venha sendo cada vez mais utilizada em todas as áreas, ainda persiste a questão: a arbitragem na área trabalhista é possível?

Traidor ou Traído?
7.mai.2008

Traidor ou Traído?

O que, afinal, a não ser princípios muito sólidos, pode imantar uma pessoa com autoridade moral e intelectual sobre as outras para que ela então possa ficar lhe decretando sobre o que lhe é certo e o que lhe é errado?

O silêncio do violão sorriso de Chico Soares, o Canhoto da Paraíba
6.mai.2008

O silêncio do violão sorriso de Chico Soares, o Canhoto da Paraíba

"Nossas vidas, inclusive as dos artistas e gênios, estão sob a égide das leis universais da Natureza. Uma caótica e incompreensível Lei que faz girar o universo, transformando a tudo e a todos, inexoravelmente. O que atinge hoje o nosso Canhoto da Paraíba, atingiu antes a tantos e tantos gênios e nobres seres humanos, quanto a simples e insignificantes mortais.

Transportador e proprietário
6.mai.2008

Transportador e proprietário

De acordo com o Decreto-Lei 73/66, que é a lei que regulamenta o sistema de seguros privados nacional, tanto o proprietário da carga como o transportador devem, obrigatoriamente, contratar seguro para a operação de transporte. Será que o mesmo seguro serve para os dois?

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

MIGALHEIROS VIP

Seja Migalheiro VIP e destaque seu perfil e publicações no Migalhas.