Domingo, 8 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.755

Sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 - Migalhas nº 3.755 - Fechamento às 11h34.

"Este Brasil é o país das “encrencas”. Não se conhece no mundo nação mais cheia de atrapalhações do que esta. Todo o ano aparece uma e elas se somam sem que qualquer seja resolvida."

Lima Barreto
(Clique aqui)

Impeachment no STF

Ontem falamos que o impeachment iria bater às portas do Supremo. Dito e feito. Três ações foram ajuizadas com a finalidade de interromper o curso do processo de impeachment. Apesar da reação quase imediata do PT e de legendas aliadas, o saldo não foi positivo :

ADPF 378 - PCdoB questiona se a lei 1.079/50, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento, está de acordo com a CF. Andamento : ministro Edson Fachin solicitou informações.

MS 33.920 - Deputado Federal Rubens Pereira Júnior alega que a abertura de processo por crime de responsabilidade sem notificação prévia para oferecimento de resposta violou os princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. Andamento : ministro Celso de Mello não conheceu da ação.

MS 33.921 - Deputados do PT afirmam que Cunha teria incorrido em desvio de finalidade ao aceitar pedido para deflagrar processo de impeachment contra Dilma. Andamento : distribuído ao ministro Gilmar Mendes, ato contínuo houve pedido de desistência do feito. Negada a desistência, o ministro indefere a liminar.

(Clique aqui)

Quem tem medo do... ?

No último MS, além de não aceitar o pedido de desistência, o ministro oficiou ao Conselho Federal da OAB "para examinar a eventual responsabilidade disciplinar por ato atentatório à dignidade da Justiça". Diz-se que o pedido de desistência teria se dado pelo fato de o MS ter caído com o ministro Gilmar, e que o ministro já teria demonstrado em algumas situações um certo desapreço pelo Partido dos Trabalhadores (não sei de onde as pessoas tiram isso...). Todavia, como não se alegou isso no pedido, e má-fé não se presume, ao receber o ofício do ministro Gilmar, a Ordem deveria imediatamente contra-oficiar ao STF. (Clique aqui)

_____________

Processualmente entrevistando

Acerca da atípica decisão do ministro Gilmar, que não se conformou com o pedido de desistência do MS, fomos ouvir o professor Jorge Amaury Nunes, respeitado processualista pátrio.

Migalhas – Professor, o sr. leu a decisão do ministro Gilmar ? Do ponto de vista processual, o que acha ?

Jorge Amaury Nunes – Não preciso ler a decisão (que é válida, como qualquer decisão do STF que não seja por ele mesmo anulada) para saber que está errada. Desistência de ação é ato processual unilateral que não carece de autorização ou, rigorosamente, de homologação. O ato do magistrado que acolhe a desistência é mera formalidade.

M – O STJ, em 2012, também não permitiu a desistência de um recurso repetitivo.

J. A. N. – Lá, ao menos, havia a desculpa do julgamento da tese discutida, que seria aplicável a todas as outras questões semelhantes. Aqui, Mandado de Segurança individual. Não há nada que autorize o julgador a decidir ; não há mais postulação. Nemo iudex sine actore.

M – E se o advogado não tivesse poderes para tanto ?

J. A. N. – O procedimento correto seria deferir prazo para que o causídico trouxesse aos autos o mandato com essa especificação. Somente após exausto o prazo, poderia, se não atendido, determinar o prosseguimento do feito. O precedente da Corte, no MS 28.107, é claro. Diz a ministra Cármen Lúcia, em seu voto, depois que houve pedido de desistência : "Por não ter o advogado subscritor da petição poderes especiais para desistir, em 30.5.2011, determinei aos Impetrantes que, no prazo de cinco dias, regularizassem a representação processual (fls. 79- 80)."

M – Houve quem afirmasse que se estava querendo evitar a prevenção do ministro.

J. A. N. – Se a questão é fuga da parte, na tentativa de violar o princípio do juiz natural, não há problema, haja vista que ele, ministro, ficará prevento para qualquer outra ação de mesma natureza, proposta pela mesma parte.

M – Nessa dura quadra que enfrentaremos nos próximos dias, qual a recomendação que o sr. nos dá ?

J. A. N. – "Mais técnica e menos emoção." É disso que o STF vem precisando na última quinzena.

(Compartilhe)

_____________

Comissão especial

A propósito, Cunha comunicou ontem em plenário sua decisão de aceitar o início do processo de impeachment da presidente Dilma, por suposto crime de responsabilidade. Após a leitura, que marca o início do procedimento na Câmara, o presidente da Casa determinou a criação da comissão especial – composta por 65 deputados – que vai analisar a denúncia. (Clique aqui)

"E agora Brasil ?"

A advogada e professora de Direito Internacional da USP Maristela Basso fez uma paródia em homenagem a Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade para tratar do atual contexto em que o país se encontra. (Clique aqui)

Liberdade

O relator da Lava Jato no STJ, ministro Marcelo Navarro, votou ontem pela liberdade do empresário Marcelo Odebrecht e do executivo do grupo Márcio Faria. A decisão na 5ª turma, no entanto, foi adiada após pedidos de vista dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer. O colegiado ainda negou HC aos ex-deputados André Vargas e Luiz Argôlo e ao empresário Carlos Habib Chater, presos na operação. (Clique aqui)

Novidade pela frente

Ainda na Lava Jato, dizem que com a delação da Andrade Gutierrez, que está em vias de ser homologada, não vai ter Natal para muita gente, pois não há chaminé para o bom velhinho descer na PF de Curitiba. E a operação chega cada vez mais perto do sapo barbudo. Os leitores mais velhos, que estão na faixa dos "enta", sabem que não estamos nos referindo ao Papai Noel dos anfíbios. Já os mais novos, nada que uma busca não resolva : Google é nosso pastor, e nada nos faltará.

Conteúdo ofensivo - Vedado o anonimato

O juiz de Direito Alexandre Batista Alves, da 14ª vara Cível de SP, concedeu antecipação de tutela para obrigar que o famoso site "Reclame Aqui" remova todas as reclamações com conteúdo ofensivo ao MercadoLivre. De acordo com o magistrado, é certo que a manifestação do pensamento é livre e assegurada em nível constitucional, contudo, os abusos praticados no exercício desse direito são passíveis de exame e apreciação pelo Judiciário. Além disso, o juiz determinou que o site de reclamação identifique os autores das postagens. (Clique aqui)

Um cantinho e um violão, e a decisão, obtida por Ferrão

A gravadora EMI está proibida de vender os discos de João Gilberto sem o consentimento do artista, e deve pagar royalties, pelo período de 1964 a 1988, por violação ao direito moral do músico. A condenação aconteceu em razão do CD duplo remasterizado "O Mito", lançado pela EMI sem a autorização do músico. A decisão é da 3ª turma do STJ, e atuaram na causa pelo ícone da Bossa Nossa os advogados Eduardo Ferrão e Rannery Lincoln, sócios do escritório Eduardo Antônio Lucho Ferrão Advogados Associados. (Clique aqui)

Ainda uma vez...

Retomado na sessão de ontem o julgamento do RE 641.320, que discute a possibilidade do cumprimento de pena em regime mais benéfico ao sentenciado quando não houver vagas em estabelecimento penitenciário adequado, pediu vista o ministro Teori. Antes, contudo, o ministro Gilmar Mendes pediu a palavra para fazer alguns registros (claramente em referência à discussão entre ele e o ministro Lewandowski na sessão anterior – clique aqui). Mendes afirmou que, se a nominata dos programas mudou, isso não tem nenhuma relevância para os fins da determinação judicial. "O que se trata é de cumprir funções institucionais que foram conferidas pelo legislador." O ministro Lewandowski redarguiu : "não vou polemizar sobre essa questão. O que tinha a dizer já disse na sessão de ontem. O CNJ é um órgão autônomo, com competências constitucionalmente fixadas e tem uma política relativamente ao sistema prisional muito sofisticada e muito avançada e está avançando ainda mais." (Compartilhe)

De São Bernardo do Campo a Diamantino

Reveja os tensos momentos vividos esta semana no STF - Clique aqui.

Compulsória aos 75

Promulgada LC 152/15, que estabelece aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidores públicos. (Clique aqui)

Diferença de classe

Por unanimidade, o STF decidiu ontem ser impossível a melhoria do tipo de acomodação de paciente internado pelo SUS mediante o pagamento da diferença entre os valores correspondentes. O relator do processo, ministro Toffoli, ressaltou que o SUS orienta-se sempre pela equidade do acesso e do tratamento. Para ele, a introdução de medidas diferenciadoras, salvo em casos extremos e justificáveis, é absolutamente inadmissível. "A diferença de classe, o atendimento por médico privado e a dispensa da triagem prévia ao internamento não se enquadram nessas exceções. Permiti-los seria aceitar a instituição de privilégios odiosos, desprovidos de respaldo constitucional." (Clique aqui)

Honorários sucumbenciais

Pedido de vista do ministro Herman Benjamin suspendeu o julgamento pela Corte Especial do STJ de embargos de divergência em que se discute se os honorários de sucumbência antes da lei 8.096/94 configurariam direito autônomo do advogado para serem executados. O ministro Salomão negou provimento aos embargos, e o ministro Mauro Campbell abriu divergência para afastar o direito autônomo de execução dos honorários de sucumbência antes do Estatuto da OAB. (Clique aqui)

Cobrança indevida - Cartão de crédito

A cobrança indevida em fatura de cartão de crédito acarreta dano moral presumido ? O importante precedente será fixado pela 4ª turma do STJ. A relatora, ministra Isabel Gallotti, julgou improcedente a ação indenizatória considerando, entre outros, que "o simples recebimento de fatura de cartão de crédito com cobrança indevida não constitui ofensa a direito de personalidade, não afeta por si só a honra ou imagem". O ministro Raul Araújo, preocupado com a "via-sacra" do consumidor que se vê nesta situação, pediu vista. (Clique aqui)

IR de exportações

O STF reafirmou entendimento da Corte relativo à elevação de alíquotas do IR sobre exportações promovido pela lei 7.988/89. O plenário deu provimento a RE, com repercussão geral, interposto por uma metalúrgica de São Paulo, e declarou a inconstitucionalidade da elevação de alíquota. Com a decisão, foram solucionados pelo menos 33 casos semelhantes sobrestados. Segundo o entendimento adotado pelo relator, ministro Edson Fachin, a elevação da alíquota do IR sobre exportações ofendeu os princípios da anterioridade e da segurança jurídica. Isso porque a lei, publicada em 28 de dezembro de 1989, influencia o recolhimento do imposto incidente sobre as operações do mesmo ano. (RE 592.396)

Porte e remessa - INSS

Por maioria de votos, o STF reconheceu a inconstitucionalidade da cobrança de porte de remessa e retorno dos autos de autarquias federais no âmbito de Justiça estadual. Na ação, o INSS recorria de decisão do TJ/SP que declarou sua deserção pela ausência de recolhimento do porte de retorno e remessa dos autos. A autarquia alegou ser isenta desse recolhimento, uma vez que essa verba se insere no conceito de preparo recursal, disposto no artigo 511 do CPC. O relator do processo, ministro Edson Fachin, afirmou que o artigo 511 do CPC dispensa o recolhimento dessa despesa processual por parte do Ministério Público, da União, dos Estados e Municípios e das autarquias Federais, dentre elas, o INSS. Segundo o relator, trata-se de norma válida editada pela União, "a quem compete dispor sobre as receitas públicas oriundas da prestação do serviço público postal". O recurso teve repercussão geral reconhecida e a decisão soluciona inacreditáveis 3.314 casos sobrestados sobre a mesma matéria. (RE 594.116)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Futebol

Em artigo publicado no Estadão, o advogado Rodrigo Rocha Monteiro de Castro, do escritório Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados, critica o recém-editado Profut e defende um projeto maior, que tenha como propósito salvar e estruturar o futebol brasileiro, a partir do mercado e com a instituição de técnicas de financiamento, transparência e governança. (Clique aqui)

Trava bancária

O advogado Pablo Gonçalves e Arruda, do escritório SMGA Advogados, discorre sobre os aspectos da trava bancária na recuperação judicial. (Clique aqui)

Arbitragem

O causídico Fabio da Rocha Gentile, do escritório BGR Advogados, trata da arbitragem como valioso mecanismo privado de solução de conflitos jurídicos. (Clique aqui)

Apple

Diretor executivo da Penso Tecnologia, Thiago Madeira de Lima trata da utilização dos computadores Apple como ferramenta de produtividade para advogados. (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as mais lidas nesta semana em Migalhas :

STJ tenta proibir que advogado leia durante a sustentação oral. (Clique aqui)

Alguns dos impactos do CPC/2015 na advocacia, por Luiz R. Wambier. (Clique aqui)

Supremo pugilato verbal - Ministros Gilmar e Lewandowski quase vão às vias de fato. (Clique aqui)

Confira como fica a composição do Conselho Federal da OAB com as eleições. (Clique aqui)

Paulo Dimas é eleito presidente do TJ/SP. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

McDonald´s

Comissão Europeia investiga McDonald’s por supostamente sonegar imposto em Luxemburgo. (MI – clique aqui)

Cerveja

Bebedores de cerveja ajuizaram ação para bloquear a aquisição da SABmiller pela AB InBev, alegando que o negócio iria forçá-los a pagar mais por qualidade inferior. (MI- clique aqui)

Violação de privacidade

A Fundação Fronteira Eletrônica peticionou contra o Google na Comissão Federal do Comércio por suposta violação de privacidade. (MI – clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

_____________

Confraternização

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia promove hoje, às 12h30, o tradicional almoço de fim de ano da entidade, no Figueira Rubaiyat (rua Haddock Lobo, 1738, Jardim Paulista, SP).

Agradecimento

Migalhas agradece ao escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados pelo utilíssimo carregador portátil de celular, gentilmente enviado a esta redação.

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é Paulo Renato Vilhena Pereira. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores – Expressão

"Direto das terras lusitanas, este ledor assíduo, deparou-se ontem com uma incompreensível indagação no título da primeira nota ("Bezerro de palha ?"). A migalha informativa, a saber, dizia que o presidente da Câmara teria aberto o processo de impeachment contra a presidente da República. Ora, pois, que raio de bezerro é este ? A crise além-mar está de tal monta que o aurífero bezerro foi empalhado ?" Ramalho Ortigão

Nota da Redação – Ramalhal leitor, não cometa o pecado do bezerro. Aqui na colônia, utilizar um "bezerro de palha" é o mesmo que mascarar a realidade, lançar mão de um truque, um expediente. Foi Rui Barbosa, nosso grande jurista, quem vulgarizou a expressão, ao combater o gabinete que era contrário à abolição. Falava-se em interesses da lavoura, no que o Conselheiro Rui classificava como o "bezerro de palha" dos contrários ao fim da escravatura. E o ilustre baiano explica a origem da expressão. Conta-nos ele que há, entre as populações rurais da Escócia, um costume singular : quando a teta da vaca, mungida com insistência, para de dar leite ao camponês, basta pôr ao lado um couro de novilho, ajeitado e recheado de palha, para fazer verter copiosamente o líquido cobiçado. Ou seja, dizia Rui : "Há espantalhos contra o progresso das boas causas, que são verdadeiros empalhamentos, ou empalhações partidárias, amanhadas para extrair à população incauta e honesta o leite da sua força sob a forma de votos."

Baú migalheiro

Há 205 anos, no dia 4 de dezembro de 1810, foi criada pela carta de lei de Dom João a Academia Real Militar, localizada na cidade do RJ e da Corte, que tinha por objetivo ministrar os cursos "ciências matemáticas, ciências de observações, física, química, mineralogia, metalurgia e história natural, e das ciências militares em toda a sua extensão, tanto de tática como de fortificação e artilharia". Atualmente é chamada de Academia Militar das Agulhas Negras. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Assistência Jurídica Gratuita na Justiça do Trabalho" (Saraiva – 213p.), do juiz do Trabalho Túlio Macedo Rosa e Silva, analisa a assistência jurídica como direito fundamental e as formas de acordo com as quais são atendidos aqueles que necessitam de orientação e providências jurídicas no âmbito trabalhista. O exemplar é brinde da editora. (Clique aqui)

Lançamento (Compartilhe)

Acaba de ser lançado o livro "Temas actuales de Derecho Penal Económico", do Instituto de Ciências Jurídicas de Puebla, do México. O advogado Marlus Arns de Oliveira, da banca Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, fez sua primeira participação em uma publicação estrangeira, com o artigo "Responsabilidad penal de la persona jurídica em el ámbito del derecho penal económico".

Migalhíssimas (Compartilhe)

O escritório Martinelli Advogados promove hoje a palestra "Gestão do Contencioso Tributário e Oportunidades em tempo de crise", em Curitiba. (Clique aqui)

No próximo dia 8, Gustavo Justino de Oliveira, do escritório Justino de Oliveira Advogados, modera o painel "Solução de Controvérsias relativas a investimentos estrangeiros", durante o seminário "Investimentos Estrangeiros – Aspectos do Marco Jurídico Nacional e Internacional", em Brasília. (Clique aqui)

Geraldo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz e Claudia Cristina Barrilari, da banca Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados, serão palestrantes do evento "Regularização/Repatriação de Recursos do Exterior : Cenários Tributário e Penal - Perspectiva Legislativa", que acontece dia 9/12, das 9 às 10h30, em SP. (Clique aqui)

No dia 9/12, Eduardo Maneira, do Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, será um dos palestrantes do curso "ISS – Questões Atuais", no RJ. O curso poderá também ser acompanhado pela internet. (Clique aqui)

Entre os dias 9 e 11/12, SP recebe o "XII Congresso Nacional de Estudos Tributários", do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Na ocasião, Marcelo Viana Salomão, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, ministra uma palestra sobre os reflexos do uso de crédito com "nota fria" e de benefícios fiscais na não-cumulatividade do ICMS. A cerca do tema, o advogado Fábio Pallaretti Calcini, da banca, apresenta a palestra com foco no Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. (Clique aqui)

Antônio Jacinto Caleiro Palma, do escritório Palma e Alonso Sociedade de Advogados, participa do "169º Fórum Permanente de Debates do CIEE sobre a Realidade Brasileira", que acontece dia 15/12, em SP. Roberto Quiroga Mosquera, da banca Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, será palestrante do evento. As inscrições são gratuitas. (Clique aqui)

Evandro A.S. Grili, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, foi um dos palestrantes em audiência pública sobre projeto que eleva os rodeios à condição de patrimônio imaterial e cultural brasileiro. O encontro foi promovido pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, dia 1º/12, em Brasília.

No último dia 2, durante o jantar de adesão da Associação Brasileira dos Criminalistas, Carlo Huberth Luchione, da banca Luchione Advogados, e Francisco Ramalho Ortigão foram nomeados membros do Comitê Gestor e foram empossados na ocasião.

Vestibular

A FGV Direito SP divulga lista de convocados para segunda fase do Vestibular 2016. Alunos deverão comparecer em data e local previamente agendados para o exame oral entre os dias 7 e 11/12. A lista de aprovados será divulgada dia 23/12. (Clique aqui)

Previdência

A Comissão de Previdência Complementar da OAB/RJ realiza o seminário "Previdência Complementar Fechada em Debate", dia 8/12, no auditório da CAARJ (av. Mal. Câmara, 210, Centro, RJ). Durante o evento serão debatidos temas atuais da previdência complementar, tais como fomento, incentivos aos instituidores, precificação de ativos e passivos e a jurisprudência nos Tribunais Superiores.

Novo CPC

Já estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil", da AFMS Eventos. Nesta edição o curso está composto por 40 encontros, onde a cada aula serão analisados em média 25 dispositivos do novo Código de Processo Civil, sempre dando ênfase às inovações do novo texto legal, e às alterações normativas relacionadas aos Direitos e Garantias Fundamentais, Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Trabalhista e Previdenciário, Direito Tributário e Litigância em face das Fazendas Públicas. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Garanta sua vaga ! Início : Janeiro - 2016 (clique aqui). Ou solicite sua ficha de inscrição por e-mail. (Clique aqui)

Ambiental

O curso de especialização em "Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade", realizado pela PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão, auxilia os interessados a compreenderem os principais conceitos e ferramentas jurídico-ambientais voltados para o desenvolvimento sustentável de recursos naturais. (Clique aqui)

Administrativo econômico

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Administrativo Econômico", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade Gávea, aos sábados, das 8h30 às 17h30, e na unidade Centro, às terças e quintas-feiras, das 18 às 22h. (Clique aqui)

Penal

A EPD - Escola Paulista de Direito segue com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em "Direito Penal e Processual Penal", que terá início dia 25/1. (Clique aqui)

Seminário

A Sodepe Brasil oferece uma vaga-cortesia para o "4º Seminário de Gestão Patrimonial", que acontece dias 14 e 15/12, em SP. (Clique aqui)

Bloco K

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para o curso "Bloco K no SPED Fiscal - A ótica do Fisco para a Produção e Estoques das Empresas - com exemplos Práticos e validações no PVA", que acontece dia 15/12, em SP. (Clique aqui)

Inscreva-se

O IBMEC/MG segue com inscrições abertas, até 28/1, para as novas datas do vestibular para cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Relações Internacionais. Os interessados devem se inscrever pelo site. (Clique aqui)

Regulação financeira

A FGV Direito SP e o Fundo Garantidor de Créditos realizam, dia 8/12, o encontro "Desafios da Regulação Financeira no Século 21", com o objetivo de promover o debate de temas como finanças e instituições, regulação bancária e governança do sistema financeiro. (Clique aqui)

Participe

A AASP promove os cursos "Recursos no novo Código de Processo Civil" (clique aqui), de 7 a 10/12 ; e "Contratos e provas eletrônicas" (clique aqui), de 8 a 10/12, ambos em SP.

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Tributário

A USP oferece curso de pós-graduação lato sensu em "Direito Tributário". (Clique aqui)

Viva

Evento : Ana Paula Castelhano é a ganhadora da vaga-cortesia, oferecida pela Sodepe Brasil, para o curso "A blindagem sucessória, tributária, societária e patrimonial", que acontece dia 9/12, em SP. (Clique aqui)

Sorteio – Lauda legal : A premiada com o livro "O Processo nos Juizados Especiais Cíveis – Estaduais, Federais e da Fazenda Pública" (Del Rey - 2ª edição - 2ª tiragem – 324p.), de Antônio Pereira Gaio Júnior, é Luciane Dilly, de Guaraciaba/SC. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "A Personalidade Jurídica da Igreja Católica no Brasil : Do Padroado ao Acordo Brasil – Santa Sé" (LTr – 144p.), de Rafael Salomão Safe Romano Aguillar, vai para Graciele Edvirges Peratelli, do MPT, de SP. (Clique aqui)

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : Antônio Jacinto Caleiro Palma, do escritório Palma e Alonso Sociedade de Advogados ; Rosa Maria Gutierrez, do escritório Gutierrez Advocacia ; Renato Almada, do escritório Chiarottino e Nicoletti – Advogados ; Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law ; Angélico Advogados ; Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados ; Cesnik, Quintino e Salinas Advogados ; Elaine Munhoz, do Banco Industrial ; Lucas Coelho Teixeira, Brookfield Incorporações S.A.; Bruno Rampim Cassimiro, Facchini S.A. ; Claudinéia Redondo Segantin, gerente jurídica da ITAÚSA ; Paulo Andrade, do escritório Marilene Barbosa Lima Advocacia ; Cristiane Bassi Jacob, do escritório Jacob Advocacia ; Adriano dos Santos Oliveira, do escritório Adriano & Débora Anne Advogados ; José Leandro da Silva Costa Passos Caldas, do escritório José Leandro Caldas Advogados Associados ; Pedro Melchior de Mélo Barros, Procurador de Custódia/PE ; Helena Castello Branco ; José Arnould Bellavinha Martins ; Danielle Szesz ; Irmann Regina Genari ; Moacyr Simioni Filho ; José Roberto C. Raschelli ; Horácio Cardoso ; Márcio Carvalho Faria ; Márcio de Carvalho Valente ; Orlando Rodrigues ; Aidil Prado.

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Brejolândia
BA/Coribe
ES/Alto Rio Novo
ES/Mantenópolis
GO/Fazenda Nova
MG/Iapu
PB/São José de Piranhas
PI/Miguel Alves
PR/Prudentópolis
RN/Vila Flor
SP/Araçoiaba da Serra
SP/Iperó

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Arms Stockpile Is Found In Home Of Two Suspects"

The Washington Post - EUA

"Motive elusive in deadly Calif. rampage"

Le Monde - França

"Le Front national renforce son emprese dans toutes les régions"

Corriere Della Sera - Itália

"Strage, si indaga per terrorismo"

Le Figaro - França

"Impôts, chômage: la France bat tous les records"

Clarín - Argentina

"Papelón: hubo más votos que asambleístas en la elección de la AFA"

El País – Espanha

"Arranca la campaña electoral más plural y abierta de la democracia"

Público - Portugal

"Mais gastos com salários e compras até Outubro dificultam meta do défice"

The Guardian - Inglaterra

"Years of war to come in Syria, say ministers"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Planalto se arma contra impeachment; oposição quer decisão só em 2016"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"´Espero que o país saia pacificado´, diz Temer"

O Globo - Rio de Janeiro

"Dilma quer pressa para evitar julgamento em cenário pior"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Assim caminha o impeachment / E assim caminha o Brasil"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo teme agonia de um longo impeachment"

Gazeta do Povo - Paraná

"Efeito Cunha"

Zero Hora - Porto Alegre

"Bate-boca e disputa por vagas em comissão"

O Povo - Ceará

"Governo tem pressa e oposição quer ganhar tempo"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"STF rejeita duas ações contra impeachment"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS
· MercadoLivre
· Souza Cruz

Escritórios :

· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Alves Mota & Campos advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci & Höfling Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Faucz Santos Picussa & Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hasson Sayeg e Novaes Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kfouri Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rodrigo Pimentel Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Talon Advogados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAPE - Instituto dos Advogados Previdenciários - Conselho Federal
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance

· Legal Business Assessoria Jurídica

· LegalManager
· Leilão Vip
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sistema de Educação Continuada a Distância - Secad
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cellera Comunicações
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Estudos de Direito Público – CEDP
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Del Rey
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Faculdade de Direito de Franca
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas