MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Partido questiona no STF revogações de normas de proteção ambiental feitas pelo Conama
Meio ambiente

Partido questiona no STF revogações de normas de proteção ambiental feitas pelo Conama

PSB afirma que resolução do Conama enfraquecem o sistema de proteção ao meio ambiente e podem ocasionar danos irreversíveis aos biomas nacionais.

Da Redação

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Atualizado às 10:08

O PSB - Partido Socialista Brasileiro ajuizou ação contra a resolução 500/20 do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, que revogou outras normas do órgão que regulamentavam o licenciamento ambiental de atividades de irrigação e traziam definições e especificações protetivas relativas às áreas de preservação permanente.

A ação foi distribuída à ministra Rosa Weber.

 (Imagem: Imagem: Gilberto Soares/Ministério do Meio Ambiente.)

Ricardo Salles(Imagem: Imagem: Gilberto Soares/Ministério do Meio Ambiente.)

 

A resolução 500/20 revogou as resoluções 284/01, que regulamentava o licenciamento ambiental de atividades de irrigação e 302/02 e 303/02, que traziam definições e especificações protetivas relativas às áreas de preservação permanente.

Na inicial, a legenda explica que a resolução impugnada autoriza o licenciamento ambiental para a queima de resíduos sólidos em fornos de cimento nas indústrias, o que inclui materiais com altíssimo potencial nocivo, como, por exemplo, embalagens plásticas de agrotóxicos.

O PSB argumenta que as supressões normativas operadas pela norma enfraquecem o sistema de proteção ao meio ambiente e podem ocasionar danos irreversíveis aos biomas nacionais, muitos deles dependentes exclusivamente da disciplina normativa do Conama para sua integral e adequada proteção.

Para a legenda, a resolução também representa patente retrocesso em direitos fundamentais, especificamente a proteção ao meio ambiente, violando múltiplos dispositivos do art. 225 da Constituição Federal.

"Tais violações constitucionais tornam-se ainda mais graves diante dos impactos que as lacunas normativas criadas pelas revogações representarão para as atividades de proteção ao meio ambiente desempenhadas órgãos técnicos por todo o país, fomentando perigoso quadro de insegurança jurídica."

O partido pede que, preliminarmente, seja concedida medida cautelar para determinar a suspensão imediata dos efeitos das resoluções aprovadas durante a 135ª Reunião Ordinária do Conama, uma vez que presentes os requisitos da probabilidade do direito e do perigo na demora. No mérito, pede o reconhecimento da inconstitucionalidade da Resolução 500/20.

Os advogados Rafael Carneiro, Felipe Santos CorreaJuliana Andrade Litaiff, do escritório Carneiros Advogados, patrocinam a ação.

Leia a íntegra da inicial.

  • Processo: ADPF 748

____________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas