MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Covid-19 poderá ser considerada doença grave para fins previdenciários
Previdenciário

Covid-19 poderá ser considerada doença grave para fins previdenciários

De acordo com a DPU, o PL nº 1.113/20 atende aos interesses dos inúmeros segurados contaminados pela covid-19.

Da Redação

terça-feira, 6 de julho de 2021

Atualizado em 7 de julho de 2021 12:01

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende incluir a covid-19 entre as doenças graves que isentam os segurados do Regime Geral da Previdência Social do cumprimento de carência para a concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A Defensoria Pública da União, por meio de nota técnica, defende a aprovação do PL.

 (Imagem: Freepik)

Segundo nota técnica, covid é doença grave para fins previdenciários(Imagem: Freepik)

De acordo com a DPU, o PL nº 1.113/2020 satisfaz aos interesses dos inúmeros segurados contaminados pelo coronavírus, sugerindo-se a aprovação do texto sem supressões.

Foi sugerida inclusão de artigo específico que determine, para os fins do disposto no art. 15 da lei 8.213/91, a suspensão da contagem do denominado período de graça durante o período de decretação do estado de calamidade pública no país em razão da pandemia de covid-19.

O período de graça corresponde a quanto tempo o segurado pode ficar sem contribuir para a previdência sem perder o direito aos benefícios do INSS.

De acordo com a nota técnica, adaptando a sistemática da previdência social ao contexto da pandemia da covid-19, deve-se prezar ao retorno às bases de um regime contributivo baseado na solidariedade para tentar reduzir os impactos sociais da pandemia do coronavírus.

"Ante um contexto como o da pandemia, em que muitos trabalhadores e segurados tiveram de se afastar de suas atividades remuneradas, seja por desemprego, seja por possuir comorbidade, seja por, na pior das hipóteses, estar acometido pelo vírus de forma grave, a solidariedade, âmago da seguridade social, deve prevalecer ao objetivo de capitalização", diz o documento.

A nota técnica foi enviada ao autor do projeto, deputado Rodrigo Coelho, à deputada Alessandra Silva, relatora da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ao deputado Heitor Schuch, relator da Comissão de Seguridade Social e Família.

  • Projeto de lei: 1.113/2020

Informações: DPU. 

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA