MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Parentes de agentes públicos podem ter contrato com município?
Pedido de vista

Parentes de agentes públicos podem ter contrato com município?

Pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes adia discussão.

Da Redação

terça-feira, 31 de maio de 2022

Atualizado em 1 de junho de 2022 08:19

O ministro do STF Alexandre de Moraes pediu vista e suspendeu ação que questiona proibição de parentes de agentes públicos contratarem com município. O julgamento analisa a constitucionalidade de lei municipal do Estado de Minas Gerais que proíbe parentes até o terceiro grau do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores e dos servidores locais de contratarem com o governo municipal. 

A ministra Cármen Lúcia, relatora, entendeu que a proibição é constitucional. Por outro lado, o ministro Luís Roberto Barroso inaugurou a divergência ao concluir que a proibição é inconstitucional quando aplicada a servidores municipais que não ocupem cargo em comissão ou função de confiança. O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou a divergência. 

Sobre o tema, deverá ser definida tese para fins de repercussão geral. 

O caso

O TJ/MG julgou inconstitucional dispositivo que proíbe parentes até o terceiro grau de agentes públicos locais de celebrar contratos com o município. No entendimento do juízo, a norma contraria o princípio da simetria, uma vez que não haveria na CF/88 ou em lei estadual vedação a tal contratação.

Inconformado, o MP/MG recorreu da decisão ao STF. A instituição alegou que o município apenas exerceu sua autonomia constitucional, concretizando os princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da isonomia.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

STF suspende ação que analisa proibição de parentes de agentes públicos contratarem com município. (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Voto da relatora

Ao analisar o caso, a ministra Cármen Lúcia destacou que a norma municipal foi editada com o "objetivo de dotar de máxima eficácia os princípios da impessoalidade, da igualdade e da moralidade administrativa".

Nesse sentido, no entendimento da relatora, a norma questionada é constitucional, motivo pelo qual propôs a seguinte tese de repercussão geral:

"É constitucional a norma municipal pela qual proibida a participação em licitação ou em execução de contratos de parentes, até terceiro grau, de Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e de servidores públicos municipais, editada no exercício de competência legislativa suplementar municipal e editada com o objetivo de dotar de máxima eficácia os princípios da impessoalidade, da igualdade e da moralidade administrativa."

Leia o voto da relatora.

Voto da divergência

O ministro Luís Roberto Barroso inaugurou divergência ao destacar não ser possível presumir suspeição a servidores municipais que não ocupem cargo em comissão ou função de confiança, pois estes não possuem meios para influenciar os rumos das licitações e contratações do município. 

"Entendo que a restrição imposta pelo dispositivo em questão viola a proporcionalidade, por não atender ao subprincípio da adequação", concluiu o ministro.

De acordo com Barroso, o dispositivo municipal é constitucional, desde que excluído a proibição a servidores municipais que não ocupem cargo em comissão ou função de confiança. Nesse sentido, o ministro propôs a seguinte tese de repercussão geral:

"É constitucional o ato normativo municipal, editado no exercício de competência legislativa suplementar, que proíba a participação em licitação ou a contratação: (a) de agentes eletivos; (b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança; (c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e (d) dos demais servidores públicos municipais."

Leia o voto divergente.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas