MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professora traz dicas a quem deixou para declarar o IR de última hora
Imposto de renda

Professora traz dicas a quem deixou para declarar o IR de última hora

Especialista da FGV Direito Rio diz que é melhor fazer a declaração simplificada dentro do prazo e evitar a multa.

Da Redação

terça-feira, 31 de maio de 2022

Atualizado às 17:47

Professora de Direito Tributário da FGV Direito Rio, Bianca Xavier, dá dicas aos contribuintes que deixaram para fazer a declaração do imposto de renda (IR) na última hora. O prazo termina nesta terça, dia 31/5.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Segundo a especialista, neste ano, os contribuintes não precisam ficar presos à necessidade de ter um computador para fazer a declaração do imposto de renda, pois a Receita Federal já permite que o programa de declaração do IR seja acessado por meio de tablets ou smartphones.

Outra dica importante é para quem tem carro. Neste ano, explica a professora da FGV Direito Rio, é imprescindível o número do Renavam - o Registro Nacional de Veículos Automotores. "A Receita Federal não está permitindo a transmissão da declaração sem o número do Renavam do veículo", frisou.

Contudo, uma jogada para ganhar tempo, informa a docente, é utilizar o modelo de declaração pré-preenchida, disponível na página da Receita Federal. Segundo a especialista, a Receita Federal coloca os dados do ano anterior e ainda informações deste ano de exercício.

"Caso o contribuinte tenha recebido de pessoas jurídicas, tais informações já constam nesse modelo, bem como recibos médicos que já constam na página da Receita Federal".

A professora da FGV Direito Rio salienta que é interessante, para quem enviar neste final de prazo uma declaração apressada, acompanhar pelo portal E-CAC da Receita Federal o seu pedido. Nesse site é possível verificar o status da declaração e descobrir se não houve nenhum erro ou nenhuma pendência.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá de pagar uma multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. Por isso, completa a especialista, é melhor entregar uma declaração simplificada dentro do prazo e, posteriormente, fazer uma retificação para acrescentar as informações que ficaram de fora.

_______

t