MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Trabalho feminino tem importância econômica", analisa advogada
X Fórum Jurídico de Lisboa

"Trabalho feminino tem importância econômica", analisa advogada

Para Cecilia Mello, a colocação da mulher do trabalho anda passo a passo com o IDH de um país.

Da Redação

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Atualizado às 10:14

Em entrevista à TV Migalhas, durante X Fórum Jurídico de Lisboa, a advogada Cecilia Mello analisou como a colocação da mulher no mercado de trabalho impacta diretamente no índice econômico de um país.

"Quando se analisa os países economicamente ricos, os direitos das mulheres estão assegurados juntamente com a economia. A mulher investe mais em saúde pública, em educação, em meio ambiente, em paridade de gênero. O IDH aumenta quando mulheres são gestoras."

A advogada explicou também que o trabalho dentro de casa sobrecarrega a mulher, e inviabiliza que ela tenha a mesma dedicação que um homem em um trabalho produtivo. Sendo que, "o trabalho reprodutivo [doméstico] não é respeitado, é desvalorizado, não é colocado em um contexto correto. Além de tudo isso limita com que ela [a mulher] consiga ascender na carreira e ter os mesmos patamares que os homens."

Mudança social

Ainda, Cecilia Mello ressaltou que é preciso um caminho para assegurar e criar proteção maior para a mulher.

"É muito difícil ajudar tudo isso, mas medidas previdenciárias são possíveis de serem tomadas."

Cecilia Mello reforça por fim, que a "colocação da mulher do trabalho anda passo a passo com o IDH de um país", e que precisa-se ter uma "mudança de mentalidade".

O evento

De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas