MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues tomam posse no STJ
Novos ministros

Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues tomam posse no STJ

Os desembargadores ocuparão as vagas decorrentes da aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Mais Filho e Nefi Cordeiro.

Da Redação

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 07:00

Nesta terça-feira, 6, Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues foram empossados como ministros do STJ. Eles substituirão os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, respectivamente.

Os novos ministros foram escolhidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em lista formada pelo Pleno do STJ em maio deste ano. Em novembro, o Senado aprovou a indicação, e a nomeação foi publicada pelo DOU. 

A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro; da presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do ministro Luiz Fux; do PGR, Augusto Aras; e do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, além de diversas personalidades do mundo jurídico e político.

Veja como foi: 

Quem é Messod Azulay Neto

Messod Azulay Neto era presidente do TRF-2. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi advogado concursado da Telerj - Telecomunicações do Rio de Janeiro antes de chegar ao TRF-2, em 2005.

No Tribunal, atuou por 14 anos na 1ª seção, especializada em Direito Penal e Previdenciário. Também ocupou diversas funções na Justiça Federal, como diretor-geral do Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro e coordenador dos Juizados Especiais Federais.

Foi professor universitário e é membro titular do Instituto Ibero-Americano de Direito Público. Tem diversos livros publicados na área jurídica, bem como trabalhos em revistas e boletins especializados.

Quem é Paulo Sérgio Domingues

Paulo Sérgio Domingues é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Era juiz Federal desde 1995 e se tornou desembargador do TRF-3 em 2014.

No TRF-3, é coordenador do programa de conciliação, coordenador do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais da Justiça Federal da 3ª região e presidente da Comissão Permanente de Informática. Também atua como membro do grupo de trabalho que analisa propostas sobre o procedimento para as ações judiciais de benefícios previdenciários por incapacidade e do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico - ambos do CNJ.

Paulo Sérgio Domingues foi presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil entre 2002 e 2004. É professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Sorocaba e autor de capítulos em livros e de artigos em periódicos especializados.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...