MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não incide ITBI sobre cessão de direitos de arrematação não quitada
Mandado de segurança

Não incide ITBI sobre cessão de direitos de arrematação não quitada

Juíza reconheceu que a cessão de direitos não constitui fato gerador do ITBI.

Da Redação

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Atualizado às 16:28

Não incide ITBI sobre cessão de direitos decorrentes de arrematação judicial não quitada, em razão da ausência de fato gerador. Assim entendeu a juíza de Direito Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª vara da Fazenda Pública de SP, ao conceder liminar.

A cessionária dos direitos e obrigações decorrentes de arrematação judicial não quitada impetrou mandado de segurança em desafio à nota de conferência formulada pelo 14º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, escorada no decreto municipal 59.579/20, que exigia a comprovação do pagamento do ITBI relacionado à cessão dos direitos para efetivação do registro do título translativo à margem da matrícula do imóvel.

Analisando a questão, a juíza reconheceu que a cessão de direitos não constitui fato gerador do ITBI, isto porque o artigo 1.245 do Código Civil prevê que somente o registro imobiliário é instrumento apto à transmissão da propriedade imobiliária.

Sustentada nestes fundamentos, bem como na posição jurisprudencial firmada pelo STF e pelo próprio TJ/SP, afastou a exigência de prévio recolhimento do ITBI no que tange à cessão de direitos, determinando que o tributo somente poderá ser cobrado em razão da transferência de propriedade.

 (Imagem: Pexels)

Não incide ITBI sobre cessão de direitos de arrematação judicial não quitada.(Imagem: Pexels)

O sócio responsável pela área de Legal Claims e Distressed Properties do Mazzotini Advogados Associados - MAA, Paulo Vitor Alves Mariano, ressaltou:  

"O afastamento da previsão contida no decreto municipal e, por consequência, da exigência formalizada pelo Oficial de Registro, confere maior segurança jurídica às operações e negociações de direitos dessa natureza, conforme assentado pela jurisprudência pátria."

Complementa afirmando que: "reconhecer que a cessão de direitos não constitui fato ensejador do imposto de transmissão, nada mais é do que efetivamente aplicar as normas positivadas ao caso concreto".

Veja a decisão.

Mazzotini Advogados Associados - MAA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas