MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Veja como é cela em que Bolsonaro ficará na Papudinha
Sala de Estado-Maior

Veja como é cela em que Bolsonaro ficará na Papudinha

Nova sala possui área total de 64,83 m², e conta com quarto, sala, cozinha, lavanderia, banheiro com água quente e área externa.

Da Redação

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Atualizado às 19:12

Nesta quinta-feira, 15, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a transferência imediata do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro para a chamada “Papudinha”, denominação atribuída às salas de Estado-Maior localizadas no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.

Upgrade

Até então, Bolsonaro estava preso em sala de Estado-Maior instalada na superintendência da Polícia Federal. Para Moraes, as condições ali eram absolutamente excepcionais e privilegiadas, inexistentes para a maioria dos presos em regime fechado no país.

O ministro listou, entre as regalias apontadas, cela individual de 12 m², banheiro privativo, ar-condicionado, televisão, frigobar, banho de sol exclusivo, médico da Polícia Federal disponível 24 horas, autorização para atendimento por médicos particulares, sessões de fisioterapia, visitas reservadas e entrega diária de alimentação caseira.

No entanto, apesar de considerar infundadas as reclamações apresentadas pela defesa, o ministro entendeu ser conveniente a transferência diante de novos pedidos.

Condição excepcional

A nova sala de Estado-Maior no 19º BPM da PM/DF possui área total de 64,83 m², e conta com quarto, sala, cozinha, lavanderia, banheiro com água quente e área externa. O espaço permitirá banho de sol e exercícios físicos em horário livre, instalação de equipamentos de fisioterapia e ampliação do tempo e das possibilidades de visitação.

Na decisão, Moraes afirmou que tais condições decorrem exclusivamente da condição de ex-presidente da República e ressaltou que a regra geral do sistema penitenciário brasileiro é marcada por superlotação e precariedade, cenário reconhecido pelo STF no julgamento da ADPF 347, que declarou o estado de coisas inconstitucional do sistema prisional.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...