Terça-feira, 26 de setembro de 2017

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.058

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 - Migalhas nº 4.058 - Fechamento às 11h.

"A canção é uma língua sempre clara e fácil para ensinar e mover as classes populares."

Eça de Queirós
(Clique aqui)

♪♫♪♫

"Puxei uma pena e veio uma galinha / Tem mais um preso, vê se adivinha !" Esse é o refrão da marchinha "Pena da Galinha", uma sátira à Lava Jato, que será lançada amanhã no Centro Cultural do Poder Judiciário do RJ. A composição é do desembargador Wagner Cinelli, que se inspirou em suposta fala do saudoso ministro Teori Zavascki : "na medida em que você puxa uma pena vem a galinha inteira". Ouça ! (Clique aqui)

Samba-enredo

A comemoração do Carnaval irá alterar o funcionamento das Cortes de todo o país. Sem expediente na segunda e na terça-feira, a maioria dos tribunais também não trabalha na quarta-feira de Cinzas. Confira. (Clique aqui)

Evolução

Na sessão da 1ª turma do STF, ontem, o ministro Fux levou a julgamento o inquérito 3.674, no qual o deputado Federal Celso Jacob é acusado de fraudes em licitação e contratações irregulares de servidores, quando ocupava o cargo de prefeito de Três Rios/RJ. No caso, ele concluiu o mandato como alcaide (onde gozava de foro na 2a instância), depois tomou posse como deputado (ganhando foro no STF). Deixou de ser deputado (processo baixou para a 1a instância), e novamente voltou a ocupar o mandato parlamentar (processo novamente no STF). Enfim, como já se disse alhures (embora com outro propósito), uma verdadeira suruba jurídica. E nesse vai e vem, as prescrições gostosamente chegando. Tendo acendido a paixão pelo tema, o ministro Barroso - ao proferir o voto no caso - voltou a criticar o foro privilegiado :

"Este processo é mais uma prova de que o sistema é feito para não funcionar."

Em seguida, S. Exa. lembrou que desde a primeira Constituição brasileira, a vetusta Carta de 1824, até a mefistofélica EC 1, de 1969, não houve foro especial para parlamentares. O foro privilegiado foi concedido pela Carta outorgada pela Junta Militar, no auge da ditadura. E concluiu :

"Não há democracia sem Poder Legislativo funcionando adequadamente, com credibilidade e legitimidade democrática. As minhas ideias, tanto de reforma política quanto de reforma do foro, não são contra o Congresso. São a favor do Congresso, a favor do Poder Legislativo, a favor do restabelecimento da sua identificação com a sociedade brasileira (…) E no que isto seja possível de ser feito por interpretação constitucional, eu acho que é o nosso papel. O que dependa de mudança normativa, esse é um papel do Congresso. Esse é o debate que eu propus."

O julgamento foi suspenso por pedido de vista da ministra Rosa. (Clique aqui)

___________

Harmonia

Na semana passada, o ministro Barroso afetou ao plenário do STF a AP 937, na qual se discute a possibilidade de restringir o foro privilegiado a casos relacionados a acusações apenas por crimes cometidos durante e em razão do exercício do cargo. No despacho, o ministro constata que o foro por prerrogativa de função "se tornou uma perversão da Justiça" (clique aqui).

Comissão de frente

A 2ª turma do STF deu provimento a agravo do ex-presidente Sarney contra decisão do saudoso ministro Teori que determinou o compartilhamento de informações da delação de Sérgio Machado com o juiz Moro. Sarney foi citado com outros políticos com foro privilegiado na delação. Ficou vencido no caso o ministro Fachin. Prevaleceu a posição do ministro Toffoli, para manter os procedimentos exclusivamente no Supremo. Para ele, não é oportuno fazer distinção entre investigados com e sem foro por prerrogativa de função nessa fase "embrionária" da investigação. O agora advogado Sepúlveda Pertence (Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence) atuou pelo autor de Os Marimbondos de Fogo. (Clique aqui)

Alegorias e adereços

Ministro Lewandowski alertou ontem que o Congresso está devendo a regulamentação do poder investigatório do Ministério Público. Em julgamento na 2ª turma, o ministro lembrou a decisão do plenário de que a investigação do MP, embora ampla, deveria obedecer certos requisitos ; "temos visto hoje diversas investigações por parte do Ministério Público que, infelizmente, não seguem o regramento determinado pelo Supremo". (Clique aqui)

Mestre-sala

Durante julgamento ontem que tratava do pedido de magistrado requerendo vantagem por equiparação com o parquet (AO 2.126), o ministro Gilmar Mendes tratou logo de dar mais uma de suas conhecidas cutucadas no MP. Ao apresentar voto negando o benefício ao magistrado, disse que um dos problemas "é o fato dos procuradores serem mais generosos consigo mesmos". E foi além : aventou a possibilidade da Corte declarar a inconstitucionalidade das vantagens do MP, em vez de estendê-las de forma "indevida com base no princípio da legalidade" ; e chamou o Congresso para corrigir as "distorções de vantagens entre as carreiras", procedendo à supressão de vantagens se for o caso. Em alto e bom som, ouça aqui.

Confete e serpentina

Presidente da Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal manifestou apoio a Gustavo do Vale Rocha, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, para o MJ. Hoje o jornal Folha de S.Paulo diz que o procurador-Geral da República vê com bons olhos a eventual nomeação. Pelo que se tem ouvido em Brasília, Gustavo Rocha vai ser destaque no Carnaval. Melhor dizendo, deve passar os festejos de Momo já ministro.

___________

Evento - Compliance

Em tempos de combate à corrupção, nada mais oportuno do que aprofundar-se nas regras de compliance. Participe do seminário "Compliance", realizado pelo Migalhas. Anote na agenda : é dia 20 de março, em SP, das 9 às 18h. Não perca esta chance, inscreva-se já. (Clique aqui)

___________

Migas

1 - STJ - Aposentado que volta a trabalhar não perde benefício da lei de planos de saúde. (Clique aqui)

2 - STJ afasta acusação de plágio arquitetônico da Livraria Cultura contra a Saraiva. (Clique aqui)

3 - SP - Caracterização do dano moral independe da repercussão dos fatos. (Clique aqui)

4 - CNMP - Suspenso pagamento de auxílio-moradia aos membros do MP/RO. (Clique aqui)

5 - Câmara - PL criminaliza divulgação de foto íntima de parceira na internet. Texto altera lei Maria da Penha. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório Farracha de Castro Advogados passa a integrar o Catálogo de Escritórios em Curitiba/PR. Conheça o perfil da banca. (Clique aqui)

Ano novo, problema velho

O ano Judiciário começou com situação delicada a opor a advocacia e o STJ, em relação aos pedidos de sustentação oral (clique aqui). Os ministros tentam agilizar as sessões, e nessa esteira veio a mudança regimental prevendo a inscrição prévia para pedidos de defesa oral nos julgamentos. Do outro lado, os advogados reclamam – e muito – dos desencontros relacionados à pauta. Nos corredores da Corte, são várias as histórias de causídicos que se deslocaram de outras cidades para, frustrados, irem embora sem o julgamento de seus processos. Há quem esteja com processo pautado desde setembro ; há quem já veio em várias sessões seguidas. Um advogado, outro dia, contou como uma anedota que, tendo ligado uma semana antes do julgamento para confirmar se o caso estaria na pauta e seria julgado, recebeu a confirmação positiva do gabinete da relatoria, tendo comprado a passagem aérea para a capital ; chegou no dia, e nada – e quando falou no mesmíssimo gabinete, ouviu em resposta : "Mas o(a) relator(a) [nos abstemos aqui de citar] retirou ontem de pauta, o sr. não ligou para checar ?". Por fim, concluiu o causídico : "Agora devemos ligar uma semana antes, comprar a passagem, ligar na véspera, e quem sabe também no dia." Fato é : não há dúvidas de que, para o bom andamento dos trabalhos de todos os lados, há de se pensar novas soluções para esse antiquissímo problema.

Sindicatos – Limites

"Os sindicatos não têm poder de dispor do direito material debatido em ações trabalhistas. A atuação na condição de substituto processual confere ao sindicato poderes de representação processual, a legitimidade ad processum não implica absoluta subtração da autonomia dos trabalhadores." Entendimento foi destacado pelo ministro Douglas Alencar Rodrigues em julgamento no qual o TST ratificou decisão do Tribunal de origem que reconheceu a existência de vícios substanciais na coisa julgada que envolveu a homologação de transação celebrada entre um sindicato de trabalhadores e uma empresa de telecomunicações. (Clique aqui)

Embargos protelatórios

O ministro do TST Barros Levenhagen disse ontem, durante julgamento de embargos da Petrobras, que a empresa é "useira" na utilização de "embargos de declaração protelatórios". O caso já era o 2º embargos de declaração julgado. Por entender que estava configurado o "caráter manifestamente protelatório", considerou imperativo aplicar multa, e tascou logo a penalidade no valor de 2% da causa. A decisão da SDI – 2 foi unânime. (ED-ED-AgR-AR 1204-98.2016.5.00.0000)

___________

Evento - Planejamento Tributário

Para que se alcance um bem costurado plano na área de tributos, é necessária a expertise em uma série de tópicos, como a jurisprudência acerca do tema, os limites de tal planejamento, até onde vai a liberdade do contribuinte e o contexto político-econômico a ser enfrentado. Tudo isso será discutido no seminário "Planejamento Tributário", que acontece dia 13/3, em SP. Inscreva-se já. (Clique aqui)

___________

TV Migalhas – Capitalismo

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado e economista Francisco Petros afirmou que, no Brasil, a exclusão de parcelas muito substantivas da sociedade brasileira inviabiliza o desenvolvimento capitalista. "É preciso acabar com esta incompatibilidade para que tenhamos desenvolvimento e não apenas voo de galinha." Veja o vídeo, clique aqui.

Oi

A recuperação judicial da Oi, que tenta renegociar uma dívida R$ 65,4 bilhões, virou uma guerra entre credores. Desta vez, os principais bancos brasileiros foram à Justiça reclamar de que a operadora manobra para tentar aprovar um plano que só beneficia a própria companhia. Há cerca de dez dias, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú contestaram uma decisão do juiz da 7ª vara Empresarial do RJ, que permitiu à tele pagar antecipadamente cerca de 56 mil credores com até R$ 50 mil a receber. O problema, segundo os bancos, não é o pagamento, mas a possibilidade de esses credores, mesmo tendo seus créditos quitados, votarem na assembleia geral que decidirá sobre o novo plano. Informações da Folha de S.Paulo.

Siderurgia

ThyssenKrupp anuncia a venda da Companhia Siderúrgica do Atlântico ao grupo ítalo-argentino Ternium por 1,5 bi de euros.

____________

Porandubas políticas

O que pode e não pode um ministro do Supremo ? O colunista Gaudêncio Torquato responde a questão e avalia que "antes da condição de ministro, um juiz porta a condição de cidadão". (Clique aqui)

Processo e Procedimento

Na coluna de hoje, o professor Jorge Amaury Maia Nunes aborda a prescrição extintiva e prescrição intercorrente vistas sob a ótica do novo CPC. (Clique aqui)

Família e Sucessões

O professor Flávio Tartuce trata das transformações quanto aos alimentos devidos entre os cônjuges ou companheiros. (Clique aqui)

Meio de campo

Advogado e presidente do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, Rodrigo R. Monteiro de Castro analisa o fenômeno dos grupos no âmbito do futebol. (Clique aqui)

___________

Gramatigalhas

O leitor Luiz Otávio Bertozo Reis envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Diletos redatores. Há tempos verifico pequeno mas imperdoável erro nas referências ao meu querido Estado de Mato Grosso (sou paulista de nascimento, mas mato-grossense por adoção – e de coração). Hoje, mais uma vez (Migalhas 4.053), na migalha referente à prisão do ex-presidente da OAB/MT, consta ´do´ MT e ´no´ MT, sendo que o correto é ´de´ MT e ´em´ MT. Não é a primeira vez – nem a segunda, nem a terceira. Pensei tratar-se de desatenção de algum redator (que o amado Diretor o livre de muitas chibatadas), mas os erros vêm-se repetindo. Caso preciso, consultem o dr. José Maria da Costa. Por fim, cito meu estimado amigo, brilhante advogado e poeta Gentil Bussik, que diz: ´Quem diz que é do Mato Grosso, não é de Mato Grosso´."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

____________

Afastamento de gestantes

O advogado Ricardo Di Sessa Amaro, da banca Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais, apresenta um estudo sobre a inclusão, na CLT, do artigo 394-A, que dispõe sobre o afastamento de gestantes e lactantes de atividades insalubres. (Clique aqui)

Representação

A advogada Arani Cunha, do escritório Correia da Silva Advogados, fala sobre a representação comercial e distribuição e seus riscos e peculiaridades, destacando que o fornecedor do produto ou serviço deve "estar devidamente orientado e atento no momento da contratação para que os institutos não se confundam". (Clique aqui)

Gestão fundiária

O advogado Helder Felipe Fonseca Damasceno e o colaborador Luiz Felipe de Freitas Cordeiro, do escritório GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados, tratam dos benefícios da gestão fundiária para o empresário. (Clique aqui)

Gastos com saúde

Os advogados Renata Fiori Puccetti e José Ricardo Biazzo Simon, do escritório Biazzo Simon Advogados, dissertam sobre recente acórdão do TCU que aborda "tormentoso tema para a administração pública", qual seja, gastos com saúde e o controle da discricionariedade. (Clique aqui)

Internet

Problema de conexão na Internet. Quais podem ser os possíveis erros e como resolvê-los ? É o que questiona Thiago Meyrelles, responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia, ao elencar soluções para o problema. (Clique aqui)

Contrato de transporte

O advogado Leslie Amendolara, diretor do Forum Cebefi, discorre sobre o contrato de transporte e a diferença entre o transporte de pessoas e o de coisas. (Clique aqui)

____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

  • Migalhas mundo

Telecomunicação

A espanhola Telefônica venderá fatia da subsidiaria Telxius para KKR por US$ 1,35 bi. (MI – clique aqui)

Crimes financeiros

HSBC altera salário de cargos altos após não conseguir resolver crimes financeiros. (MI – clique aqui)

União civil

Justiça britânica impede que casais heterossexuais formalizem união civil, assim como se dá com os casais homossexuais. (MI – clique aqui)

Comida

Dona do Burger King compra rede de frango frito Popeyes Lousiana Kitchen por US$ 1,8 bi.

Internet

Verizon Communications concordou com a compra do negócio de internet do Yahoo! por US$ 4,48 bi.

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Licitação

Espanhola Enagás pode ser impedida de participar da licitação de gasoduto no Peru por ser parceira da Odebrecht em outros negócios. (LA – clique aqui)

_____________

Prestação de serviços

Encontre as melhores oportunidades na seção Correspondentes. Seja contratado por grandes empresas e escritórios para prestar serviços jurídicos no seu município ou em localidades próximas. Confira, no final do informativo, cidades onde há procura por profissionais e ainda não temos nenhum cadastrado. (Clique aqui)

WhatsApp Migalhas

Fique por dentro das principais notícias do meio jurídico, político e econômico com WhatsApp Migalhas. Quer saber como fazer parte ? É muito fácil, basta adicionar +55 16 98150-4371 em seus contatos e mandar um whats com a palavra "mig".

TJ/SP

O e-SAJ, portal de serviços web do sistema que gerencia os processos judiciais do TJ/SP, ganhará uma nova versão a partir de 1º/3. A melhoria valorizar a experiência dos usuários e garante acessibilidade e inclusão digital, pois é compatível com softwares de leitura para deficientes visuais. A atualização conta com a adoção do plugin Web Signer em substituição à tecnologia Java. Os usuários deverão fazer o download do arquivo do Web Signer, que estará disponível no site do TJ/SP a partir do dia 1º, e instalar no computador. Até o dia 15/3 ainda será possível a utilização da versão antiga. Após essa data, o Java será removido do portal, ou seja, só será possível peticionar eletronicamente com a nova tecnologia. Saiba mais. (Clique aqui)

Consultores

Os advogados Otávio Fonseca Pimentel, especialista em Direito de Família e Sucessões, e Walter José Senise, especialista em Direito Ambiental, são os novos consultores do escritório Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados, banca que está em constante expansão e sempre em sintonia com as necessidades do mercado e de seus clientes.

Novos sócios

Atento às necessidades de maior posicionamento no mercado jurídico e em busca de ampliar cada vez mais o seu portfólio de serviços e atendimentos nas diversas áreas do Direito, o escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados apresenta os dois novos sócios coordenadores que ficarão responsáveis pelos recém-criados departamentos de Relacionamento Público-Privado e de Direito Político e Eleitoral : André Castro Carvalho e Tony Chalita. (Clique aqui)

Apoiador Migalhas

Os escritórios e departamentos jurídicos que apoiam Migalhas têm em sua filosofia o escopo de incentivar novas ideias e alimentar os debates jurídicos. Conheça esse valoroso grupo. E junte-se a nós. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 149 anos, no dia 22 de fevereiro de 1868, o Barão de Japurá apresentou suas credenciais de ministro do Brasil ao rei D. Luís de Portugal. (Compartilhe)

Sorteio

No livro "Sistema Financeiro Nacional" (Método – 272p.), os autores Edgar Abreu e Lucas Silva abordam de maneira didática a estrutura e a organização do sistema financeiro e o sistema de pagamentos brasileiro. O exemplar é brinde da editora. Concorra ! (Clique aqui)

Migalhíssimas

O advogado Newton Silveira, da banca Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, profere palestra sobre o tema "O Sistema de Propriedade Industrial Brasileiro", no dia 9/3, das 18h30 às 20h30, na Sede da Associação Paulista da Propriedade Intelectual – ASPI, em SP. O evento também conta com a participação do advogado Alberto Camelier, na qualidade de debatedor.

Darkson Galvão e Carlos Augusto, da banca Souza Cescon Advogados, participam do workshop "Assembleia de Acionistas", que acontece dia 16/3, em SP, e dia 23/3, no RJ. As inscrições são gratuitas e limitadas. (Clique aqui)

De 30/5 a 2/6, Gustavo Justino de Oliveira, da banca Justino de Oliveira Advogados, participa do "III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas", no seminário "Estado e gestão da participação social", em Vitória/ES.

O escritório Rocha e Barcellos Advogados foi reconhecido, pela quarta vez, pelo Cliente Choice Awards, prêmio criado para advogados do mundo com desempenho excepcional. Paulo Barcellos, sócio fundador do escritório, figurou pela terceira vez entre os vencedores, que totalizaram 403 advogados, de 66 países. O prêmio foi entregue em Londres no início de fevereiro. (Clique aqui)

O escritório GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados, comandado pelos sócios Leonardo Guimarães e Marcello Vieira de Mello, foi eleito pela revista inglesa Corporate INTL Magazine Global o escritório destaque do ano em M&A no Brasil, recebendo o prêmio "M&A LAW FIRM OF THE YEAR IN BRAZIL - 2017".

O STF e o foro por prerrogativa de função

A Faculdade de Direito do IDP | São Paulo está com inscrições abertas para a aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação, que serão ministradas por seu coordenador científico Gilmar Ferreira Mendes, sobre o tema "Competência do STF : a controvérsia sobre o foro por prerrogativa de função", que será realizado dia 6/3, a partir das 19h. A aula aberta tem inscrições gratuitas. Inscreva-se. (Clique aqui)

Compliance

A LEC - Legal, Ethics & Compliance está com inscrições abertas para o "5º Congresso Internacional de Compliance", promovido de 9 a 11/5, em SP. (Clique aqui)

Concurso

A Fundação Carlos Chagas lançou o edital do concurso da DPE-PR 2017 (Defensoria Pública do Estado do Paraná) que visa preencher 13 vagas no cargo de defensor público. O concurso reserva vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros. Estude com o IOB Concursos. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

Estão abertas as inscrições para o "Curso Prático de Direito Imobiliário" promovido pela Intelecto Soluções Inteligentes, dia 23/3, em SP. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

STF

A ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional apoia à indicação de Alexandre Moraes para o cargo de ministro do STF. (Clique aqui)

Novo CPC

Acontece hoje a aula 61 da 3ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo Código de Processo Civil". Nesta aula serão analisadas : RISTF - As Normas que Tratam sobre as Sessões Solenes e suas Disposições Gerais. As aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Aula magna

Referência jurídica na área dos Direitos Humanos, a professora Flávia Piovesan estará em Curitiba para ministrar aula magna sobre "Direitos Humanos e Desenvolvimento". A iniciativa, aberta ao público interessado pelo tema, é da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional e acontecerá amanhã, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Concorra

A Sodepe Brasil oferece vagas-cortesia para o seminário "Benefícios Fiscais para Constituição de Empresas Brasileiras no Paraguai" (clique aqui), dia 9/3 ; e para o curso "Principais Polêmicas do Novo CPC com Repercussões Práticas na Justiça do Trabalho" (clique aqui), dia 10/3, ambos em SP.

Domésticos

Acontece amanhã a aula 7 da 4ª edição do curso "LC 150/15 que regulamentou o Direito dos Empregados e Empregadores Domésticos". Nesta aula serão analisados : "A Jornada Dupla de Trabalho", "O Descanso Semanal e em Feriados" e "As Regras para Concessão das Férias Anuais Remuneradas". As aulas acontecem no período matutino, em SP, e são transmitidas online. O curso é promovido pela Escola Nacional de Direito, em parceria com a AFMS Eventos. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), via e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Novo Código do Processo Civil - Curso Online

A PUC-SP oferece um debate sobre as principais questões suscitadas no texto do novo Código de Processo Civil com a presença de grandes doutores como a professora Teresa Celina de Arruda Alvim Wambier. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Brindes

Sorteio de obra : O migalheiro André Catta Preta Federighi, de SP, faturou a obra "Facilitador do Novo CPC" (Bonijuris – 560p.), organizada por Luiz Fernando de Queiroz e com a colaboração da advogada Melina Fachin, da banca Fachin Advogados Associados. (Clique aqui)

Sorteio especial – Do mestre ao aluno : O professor Ricardo Lima de Oliveira, que ministra aulas de Direito Tributário e Administrativo na UDF, de Brasília, foi o contemplado com os livros "Processo Tributário Analítico" (vls. 1, 2 e 3), coordenado por Paulo Cesar Conrado ; e "Derivação e Positivação no Direito Tributário" (vls. 1, 2 e 3), de Paulo de Barros Carvalho, ambos da Editora Noeses. Parabéns ! (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Tanque d´Arca
AP/Vitória do Jari
BA/Pilão Arcado
CE/Novo Oriente
GO/Cavalcante
GO/Varjão
MA/Esperantinópolis
RN/Grossos
SC/Itá

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"More Immigrants Face Deportation Under New Rules"

The Washington Post - EUA

"Officials defend border ramp-up"

Le Monde - França

"Paris ne veut pas le retour des djihadistes français capturés en Syrie et en Irak"

Le Figaro - França

"Djihadistes: la politique de déradicalisation en échec"

Clarín - Argentina

"Presión de la AFIP para que comercios y profesionales acepten tarjetas de débito"

El País – Espanha

"Alerta por la ola de calor y esencialidad en Meteorología"

Público - Portugal

"Novas regras para offshores estão paradas há oito meses no Parlamento"

Die Welt - Alemanha

"Bundesrichter nehmen Sparern die letzte Option"

The Guardian - Inglaterra

"City´s stability ´at risk from chaotic Brexit"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Aprovado em sabatina, Moraes diz não dever favor"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Trump expande a remoção expressa de imigrante ilegal"

O Globo - Rio de Janeiro

"´Luz barata´ de Dilma custará R$ 62 bi para o consumidor"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Moraes não abre mão de ser revisor da Lava-Jato"

Correio Braziliense - Brasília

"As águas não vão rolar no carnaval do Plano..."

Gazeta do Povo - Paraná

"Moraes passa com folga em comissão e Senado vota hoje nomeação ao STF"

Zero Hora - Porto Alegre

"Inquérito apura financiamento de facção criminosa por delegado"

O Povo - Ceará

"Cresce chance de chuvas dentro da média histórica"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Dizer mais o quê?"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald´s

Escritórios :

· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti – Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti & Toledo Sociedade de Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Fernandes e Moraes Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limiro Advogados Associados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier, Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos – Advogados
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· ACMA Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arnaldo Lima & Barbosa Moreira Advogados e Consultores
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal – IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais – CORI/MG
· Conserto Consultoria
· ContabilON
· Damásio Educacional
· DCMS Estratégia Jurídica
· DocWise
· Editora Almedina Brasil
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen – Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas