Migalhas de Peso

Empreendedorismo para advogados – o que preciso saber?

Com tantas decisões para constituir seu negócio o foco é essencial e para isso é necessário saber aonde quer chegar.

23/4/2018

O que é o advogado empreendedor?

Após anos de faculdade ou ainda anos de experiência atuando como advogado, o profissional decide abrir seu próprio escritório, como iniciar esse projeto?

A primeira pergunta que ele deve responder é: Onde quero chegar?

Temos a possibilidade de iniciar uma sociedade ou abrir o escritório de forma unipessoal, é possível abrir uma sede ou atuar em Home Office. Ainda, várias são as áreas de especialização possíveis, além de inúmeras outras escolhas a fazer.

Com tantas decisões para constituir seu negócio o foco é essencial e para isso é necessário saber aonde quer chegar.

É possível, que no primeiro momento essa resposta seja vaga, ainda sem todos os elementos para análise e melhor escolha, por isso, é indispensável iniciar o seu planejamento.

Nessa fase de projeto você poderá responder a todas as perguntas formuladas, avaliar as melhores alternativas e oportunidades. É esse o seu primeiro teste.

No planejamento inicial você avaliará situações como as enumeradas abaixo:

Importante saber que estas são algumas das muitas variáveis que devem fazer parte do seu plano de negócios ou planejamento inicial.

Vejam, de acordo com o SEBRAE aproximadamente 33% das novas empresas no Brasil encerram atividades em menos de 02 anos de existência, não há estudos específicos relacionados às sociedades de advogados, mas podemos trabalhar com este panorama geral.

Temos mais de 1 milhão de advogados no Brasil e esse número é crescente, mais de 50 mil sociedades de advogados registradas de modo que para iniciar um negócio de sucesso o planejamento é a arma essencial.

Com o planejamento em curso, é necessário ao advogado empreendedor avaliar quais as competências necessárias ao seu sucesso?

Através de uma autoanálise o advogado deve avaliar se possui essas características, essenciais para a administração e sucesso de seu novo negócio, caso não as possua, deve procurar desenvolvê-las ou mesmo um sócio que o complemente.

Muitos são os detalhes determinantes para que o advogado possa desenvolver seu negócio de forma lucrativa, e a preparação e o conhecimento são armas importantes para alcançar o sucesso.

Quer saber mais sobre como iniciar seu negócio de forma consistente, planejada e estruturada para a longevidade e lucratividade? Inscreva-se no meu curso de Empreendedorismo para Advogados no link: (clique aqui).

__________

*Danielle Alves Lima de Oliveira é consultora em Gestão Jurídica franqueada da Radar - Gestão para Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024