Migalhas de Peso

Advogados: heróis e vilões da sociedade

Se o processo deu certo "Era causa ganha", se deu errado "culpa do advogado!" E nesse momento aquele que era seu herói se torna vilão.

11/6/2018

Vou começar esse texto com uma afirmação polêmica, porém verdadeira, e antes de julgar espero que você leia até o final... "-Você, em algum momento da vida, precisou ou vai precisar de um advogado!"

A esta altura você esta pensando em alguém de idade avançada, alguém que já faleceu e se orgulhava de dizer: "Eu nunca entrei em um Fórum em toda minha vida!", como se estar envolvido em ações judiciais fosse algo negativo.

Concordo, muitas pessoas nunca ingressaram ou vão ingressar com uma ação judicial, mas isso não quer dizer que não precisou de uma assessoria jurídica em algum momento, na verdade, isso provavelmente quer dizer que deixou algum direito seu passar.

Os advogados geralmente "aparecem" na vida das pessoas quando elas estão passando por um momento difícil, benéficos previdenciários negados, divórcios, prisões, pensões, perda de entes queridos, cobrança de dívidas, enfim, quando existe um problema e precisa de alguém que o ajude a solucionar.

E porque, mesmo sendo a pessoa que esta ali para ajudar a solucionar um problema, os advogados oscilam de heróis a vilões?

Em janeiro deste ano completei mais um ano na advocacia, sendo 4 anos com meu próprio escritório. Das lições que aprendi posso afirmar com segurança que a advocacia é uma profissão para pessoas de coragem, muita coragem!

Na advocacia não existe estabilidade financeira, rotina ou horários fixos. Uma pessoa não escolhe ser advogado porque não conseguiu passar em concurso. Advogar é um dom!

Uma pessoa que escolhe como carreira advogar na verdade esta escolhendo oferecer ao próximo o bem mais precioso que se pode dar a alguém, - TEMPO E CONHECIMENTO INTELECTUAL.

Ao sair de uma consulta jurídica você não estará com as mãos cheias de sacolas, não terá um pacote para abrir quando chegar em sua casa, mas você sairá com uma vantagem muito maior. Sabe qual? A tranquilidade de saber que não esta mais sozinho na solução do seu problema.

O caminho de volta a sua casa se torna mais tranquilo e dormir já não será tão difícil, pois seu caso esta protegido. Até que...

Você lembra que precisa pagar os honorários!

"Oras, minha casa continua igual, não tenho nada novo! Só precisei ir a uma audiência! Sentei por alguns minutos na sala do advogado e tenho que pagar tudo isso? É o café e ar condicionado que me serviriam naquela consulta? Devia ter procurado um advogado que cobrasse mais barato! Devia ter pegado um advogado da assistência, demora, mas pelo menos não preciso pagar!"

Se o processo deu certo "Era causa ganha", se deu errado "culpa do advogado!" E nesse momento aquele que era seu herói se torna vilão.

A advocacia é uma carreira solitária, vivemos em um confessionário - nossa sala de advocacia, onde protegemos os segredos dos clientes, nos atualizamos diariamente conciliando nossos próprios problemas com o de cada cliente, entre atendimentos, prazos, peças processuais, audiências e cafés, muitos cafés!

Se heróis ou vilões, você pode decidir. O que posso garantir? Não existe causa ganha!
______________

*Patrícia Lelis Diniz é advogada

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024