Migalhas de Peso

Fraudes bancárias: Aprenda a se defender!

Há tempo as fraudes bancárias representam um grave problema para os clientes das instituições financeiras, uma vez que podem causar prejuízos significativos.

1/11/2022

Com o passar do tempo, estas fraudes têm se tornado cada vez mais comuns e elaboradas. Por isso, é importante ficar atento para não ser vítima deste tipo de crime. Além disso, é importante manter um bom controle sobre as suas contas e ficar atento a qualquer movimentação suspeita.

Mas, caso você seja vítima de algum golpe, é importante saber como proceder para receber a devida indenização do banco ou instituição financeira.

Medidas que devem ser tomadas imediatamente após sofrer o golpe:

Como os criminosos agem?

As táticas mais comuns são:

Quais são as principais vítimas dessas fraudes?

Os idosos, são as principais vítimas, vez que são hipervulneráveis e têm menos acesso à tecnologia. Além disso, consumidores de produtos e serviços on-line são alvos frequentes, já que são mais propensos a golpes digitais.

Como se proteger de fraudes bancárias?

O que fazer se você for vítima de uma fraude?

Não se desespere, entre em contato imediatamente com o banco e relate o ocorrido contestando a operação por se tratar de uma fraude. Anote os detalhes - do atendimento, do golpe sofrido (data e a hora em que aconteceu), do valor envolvido e quaisquer outras informações relevantes.

Informe o Serviço de Atendimento ao Cliente sobre a fraude, peça para que seu banco bloqueie a sua conta e realize uma vistoria para evitar mais prejuízos.

Por fim, registre um boletim de ocorrência relatando nos detalhes todo o ocorrido.

Wilson Fernandes Negrão
Advogado especialista em Direito Bancário, sócio fundador da Fernandes e Fernandes Advocacia Especializada, formado em Direito e Ciências contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025