Migalhas de Peso

Aposentar por idade: saiba quando é possível

A aposentadoria por idade sofreu mudanças com a Reforma da Previdência. Portanto, as regras foram separadas para quem já contribuía antes da Reforma (12/11/19), para quem passou pelas regras de transição e para quem começou a contribuir após a Reforma (12/11/19).

2/1/2023

Existem diferentes regras para tirar a aposentadoria no Brasil, e para quem tem dúvidas sobre se aposentar por idade, não é muito diferente a situação.

Isto porque os requisitos para a aposentadoria foram modificados após a Reforma da Previdência, o que trouxe muitos questionamentos para aqueles que já tinham ou estavam próximos a bater a idade mínima e o tempo de contribuição mínimos para se aposentar.

Por isso, se você quer saber se é possível se aposentar por idade, continue o texto e entenda quais são as regras antigas para tirar a aposentadoria na categoria por idade.

Além disso, confira também as novas regras para a aposentadoria programada, que é a única forma de aposentar para quem começou a contribuir após a Reforma da Previdência. Boa leitura!

Quais os requisitos para se aposentar por idade

A aposentadoria por idade sofreu mudanças com a Reforma da Previdência. Portanto, as regras foram separadas para quem já contribuía antes da Reforma (12/11/19), para quem passou pelas regras de transição e para quem começou a contribuir após a Reforma (12/11/19). Confira:

Como calcular o valor da aposentadoria por idade

Caso você se encaixe na primeira situação do tópico acima, ou seja, se você cumpre com as regras para aposentar nos moldes antigos à Reforma, então o cálculo do salário de benefício será 70% da média dos seus 80% maiores salários + 1% para cada ano completo de trabalho.

Se você se encaixa na regra de transição, então o cálculo será 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar.

E se o seu caso se adequar às novas regras adotadas após a Reforma, então o cálculo da aposentadoria será 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar.

É possível se aposentar por idade sendo trabalhador rural ou na modalidade híbrida?

Tem direito à aposentadoria rural aquele que trabalha ou já trabalhou durante um tempo em atividade rural.

E para se aposentar por idade nesta modalidade é preciso cumprir dois requisitos:

A diferença é que esse tipo de aposentadoria, diferentemente da aposentadoria normal, não exige tempo de contribuição ao INSS, sendo necessária apenas a comprovação da atividade por meio de documentos e testemunhas.

É possível se aposentar por idade sendo deficiente?

Para se aposentar por idade sendo portador de deficiência, é preciso ter no mínimo 60 anos de idade para homens e 55 anos para mulheres, sendo obrigatória a comprovação da existência da deficiência durante o período trabalhado.

Além disso, é preciso ter contribuído ao menos 15 meses para o INSS.

Quais são os documentos necessários para se aposentar por idade?

Antes de fazer o seu pedido de aposentadoria, é preciso reunir alguns documentos essenciais para comprovar os requisitos necessários. São eles:

Existe algum acréscimo na aposentadoria por idade?

Se você se aposentou ou já cumpre com os requisitos para se aposentar por idade, então existe a possibilidade de acréscimo no valor do benefício para os casos de invalidez ou doença permanente.

Nestes casos, a Justiça observa os princípios inseridos na Constituição Federal de isonomia e dignidade da pessoa humana, por isso, é dado o acréscimo de 25% sobre o valor do benefício regular.

Aposentadoria programada: é o mesmo que aposentar por idade?

Como já antecipado aqui no conteúdo, a aposentadoria programada é a nova modalidade que unificou todos os tipos de aposentadoria após a Reforma da Previdência.

Portanto, se você só começou a contribuir ao INSS após a data de 12/11/19, então deve se aposentar nas novas regras da aposentadoria programada, que são:

Suzana Poletto Maluf
Especialista em direito previdenciário, benefícios sociais e aposentadorias.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Impossibilidade de redirecionamento da execução fiscal ao espólio ou sucessores do executado falecido antes da citação

17/5/2024

Conflitos e perspectivas na tributação de heranças e doações: SC COSIT 21/24

17/5/2024

A importância do seguro de vida no planejamento familiar

17/5/2024

A tragédia do Rio Grande do Sul e os reflexos para o mercado de seguros

17/5/2024

Colega advogado, já preparou sua declaração do imposto de renda?

17/5/2024