Todos nós sabemos e já percebemos que o mundo jurídico não é mais o mesmo após 30/11/22, quando surgiu o ChatGPT! Esta foi, na minha opinião a grande alteração trazida pelos chamados LLMs - Large Language Models ao trazer para o mundo jurídico uma forma natural de comunicação com a tecnologia e permitindo a interação com os texto utilizando-se várias ferramentas que antes somente eram possíveis no mundo dos números.
A principal delas foi permitir a utilização de conceitos e da complexa linguagem humana e não apenas a indexação simples por palavras e a utilização dos conectores booleanos (e, ou, não) na busca de informações. Lembremos sempre que a formação dos advogados geralmente não os treina para esse tipo de interação com os computadores e tornando o processo mais difícil de ser ensinado e ser utilizado no mundo real da advocacia.
Vamos, apenas a titulo de exemplo, supor que tenhamos que fazer uma pesquisa em todos os nossos textos sobre frases que relacionam filosoficamente os acontecimentos ocorridos na “estada de nossas vidas”. Vamos também imaginar que dentro das inúmeras frases existentes existam duas especificas:
1ª. “A BR-116 é a maior estrada do Brasil, com cerca de 4.660 km de extensão, ligando Fortaleza (CE) a Jaguarão (RS) e atravessando 10 estados” e;
2ª. “As alegrias, tristezas, decepções e conquistas são marcos indeléveis no caminho de nossa existência” é a segunda".
Se pesquisarmos a palavra “estrada” encontraríamos apenas a primeira frase e para chegarmos à segunda precisaríamos utilizar os conectores booleanos e lembrar de possíveis sinônimos da palavra estrada e pesquisar por varias outras palavras, tais como direção; caminho; rumo; rota; curso; itinerário; trajeto e utilizados o conector “OU” e ainda correndo o risco de não encontrar!
Se utilizarmos algum “LLM” associado a sistemas de busca ele irá entender o significado da expressão “estrada da vida” e irá com certeza encontrar a frase 2 sem que tenhamos de lembrar de palavras e/ou sinônimos.
É importante salientar que os “LLMs” não são sistemas de indexação e busca e sim devem ser utilizados em conjunto com essas ferramentas para um melhor resultado.
Este efeito prático, permite a pesquisa e manipulação das informações existentes em textos, coisa que até pouquíssimo tempo atrás não era sequer imaginado. Essas duas ferramentas associadas permitem de maneira simples e intuitiva a todo e qualquer advogado fazer pesquisas utilizando a linguagem natural e aumentando significativamente a rapidez e eficiência nos seus trabalhos.