Migalhas de Peso

Visto EB-3: Profissionais, trabalhadores qualificados e outros trabalhadores

Documento garante residência permanente nos EUA a estrangeiros contratados por empregadores locais, abrangendo diferentes níveis de qualificação profissional.

16/10/2025

O EB-3 é um visto de residência permanente (green card) para imigrantes que têm uma oferta de emprego permanente nos Estados Unidos. Ao contrário do EB-1 (habilidade extraordinária) e, em muitos casos, do EB-2 NIW (isenção de interesse nacional), o EB-3 sempre exige um empregador americano para patrocinar o candidato.

Essa categoria se divide em três subgrupos:

1. Profissionais (Professionals)

Esta é a subcategoria que se encaixa na definição de muitos profissionais liberais.

2. Trabalhadores qualificados (Skilled Workers)

Este grupo é para pessoas que não se encaixam na subcategoria de "Profissionais", mas possuem uma qualificação técnica ou experiência.

3. Outros trabalhadores (Other Workers / Unskilled Workers)

Esta é a categoria mais ampla e se aplica a qualquer trabalho que exija menos de dois anos de treinamento ou experiência.

O desafio chave do EB-3: A certificação laboral (PERM)

O principal desafio e a fonte da maior dificuldade e demora para o EB-3 é a necessidade da Certificação Laboral (PERM). Este é um processo rigoroso com o Departamento do Trabalho dos EUA (DOL):

  1. Teste do mercado de trabalho: O empregador precisa comprovar, através de anúncios e tentativas de recrutamento, que não conseguiu encontrar um trabalhador americano (cidadão ou residente permanente) minimamente qualificado e disposto a ocupar o cargo.
  2. Patrocínio: O empregador deve pagar todas as taxas relacionadas ao processo PERM.
  3. Processo: Essa etapa de certificação pode ser longa e burocrática, muitas vezes levando um ano ou mais antes mesmo de a petição de imigração ser enviada ao USCIS.

A necessidade de ter um advogado de imigração para aplicar para qualquer um desses vistos (EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3) é altamente recomendada e, para muitos casos, praticamente essencial.

Embora a lei americana permita que você faça a petição por conta própria, a complexidade e a natureza altamente detalhadas desses processos tornam a assistência jurídica fundamental.

Mara Pessoni
Advogada, Especializada em Imigração e Comércio Exterior, com uma vasta experiência de atuação há mais de 10 anos na área de imigração, sendo responsável por fundar e administrar o Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation. OAB/GO - 61.550.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025