Migalhas Quentes

Sorteio de obra - Sistema de Ciência Positiva do Direito - Pontes de Miranda

São 4 volumes que compõem a obra Sistema de Ciência Positiva do Direito

5/9/2005

 

Sorteio de Obra

 

Pontes de Miranda dedicou sua vida quase que totalmente ao direito. A sua obra contribuiu de tal forma para o enriquecimento da ciência jurídica no país que sua produção colocou o Brasil no contexto universal do pensamento jurídico como nação respeitável no campo do Direito.

 

Hoje, os migalheiros terão o privilégio de concorrer aos quatro volumes da 2a edição da obra "Sistema de Ciência Positiva do Direito", do saudoso mestre. Conheça abaixo um pouco mais da vida e da obra desse inesquecível filósofo do Direito e concorra a esse presente especial oferecido pela Bookseller Editora.

 

 

O Jurista

 

Pontes de Miranda foi embaixador do Brasil na Colômbia em 1939 a 1940, quando tinha como objetivo precípuo observar a atuação nazista na Zona do Canal do Panamá, chefiando depois, missão diplomática nos Estado Unidos da América do Norte. Delegado do Brasil à Conferência Internacional do Trabalho em Nova Iorque no ano de 1941. Mas já em 1924 Arthur Bernardes o havia nomeado Consultor Jurídico da Delegação Brasileira à Conferência Panamericana no Chile. Perfazendo um total de oito tratados, tornou-se o maior tratadista de todos os tempos.

 

A maior de suas obras quantitativa e qualitativa, é o Tratado de Direito Privado, em sessenta volumes, que começou a aparecer em 1955 e que se concluiu em 1970. É a maior obra universal escrita por um só homem. É composta esta obra de um total de 30.047 páginas, 11.728 obras jurídicas consultadas e 193 não jurídicas. Os índices de cada volume são os mais rigorosos e perfeitos que jamais vimos. No volume II aparece o maior parágrafo que já encontramos: contém 207 linhas contínuas. Em 1971, lançou o Tratado das Ações, obra que ficou inacabada, em 7 volumes.

 

Constantemente criticava, de modo contundente e firme, tanto autores de reconhecimento universal como até mesmo a nossa mais Alta Corte de Justiça. Entendia que o direito era o ramo mais difícil do conhecimento humano, razão pela qual toda a cautela que se empregasse tanto na elaboração das leis, como na doutrina, era pouca. Em verdade, é a própria história do direito que se divide em duas fases bem distintas: antes e depois de Pontes de Miranda.

 

 

A Obra

 

Esta obra transcendental de ciência jurídica é um verdadeiro monumento á cultura jurídico-filosófica. Com este livro, considerado o mais completo estudo de Introdução á Ciência do Direito, Pontes de Miranda tornou-se conhecido no mundo inteiro. Aqui o autor analisa cientificamente os problemas fundamentais da causalidade, liberdade, espaço-tempo social e outras variáveis. Trata dos principais processos sociais de adaptação do Homem ao meio e do meio ao Homem: Religião, Moral, Arte, Ciência, Direito, Política e Economia.

 

Faz uma crítica da explicação e Elaboração do Direito, analisando os elementos lógicos da lei, ocupando-se do conceito, da palavra, das fórmulas, das definições e dos julgamentos, com a definição dos perigos do raciocínio dedutivo. Trata da natureza da regra jurídica, traçando os princípios e a metodologia científica á revelação e aplicação de seu conteúdo.

 

___________

 

 

Ganhador

 

Paulo Cézar Thiebaut, de Vitória/ES

 

 

_________

 

Presente Bookseller

 

No aniversário de 10 anos da Bookseller Editora os migalheiros são os presenteados. De 2 a 6/9 todos que acessarem o site ganharão 35% de desconto na compra de livros. Imperdível, clique aqui.

 

 

 

 

 
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025