Migalhas Quentes

CNJ conclui mutirão de análise da jurisprudência

Grupo de 15 servidores, presidido pelo conselheiro Jorge Hélio, analisou mais de 4 mil procedimentos de 22/9 a 26/10.

29/10/2012

CNJ concluiu o mutirão de análise da jurisprudência da instituição, acumulada em quase 8 anos de funcionamento do Conselho e 151 reuniões plenárias. Um grupo de 15 servidores, presidido pelo conselheiro Jorge Hélio, analisou mais de 4 mil procedimentos de 22/9 a 26/10.

Dentro do prazo previsto, foram analisadas da 155ª sessão ordinária até a 40ª sessão ordinária, bem como as 17ª, 8ª e 7ª sessões extraordinárias. Os processos julgados nas referidas sessões já estão na base do novo sistema.

O conselheiro Jorge Hélio destacou que o mutirão se dedicou a montar a base de dados do novo sistema de jurisprudência. "Para que a equipe inserisse informações seguras no sistema, foi preciso controlar cada processo julgado no plenário individualmente. Cada sessão passada, a começar das mais recentes, foi analisada", afirmou.

O levantamento é inédito no Conselho, mas inspirado em projetos existentes no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça. A expectativa é que o novo serviço seja disponibilizado na abertura do VI Encontro Nacional do Judiciário, que acontece em 5 e 6/11, em Aracaju/SE.

Hélio declarou que buscou-se a experiência de tais órgãos a partir de visitas técnicas, com o apoio de funcionários da área de Tecnologia da Informação do CNJ. Segundo ele, "o novo sistema se aproxima das ferramentas desenvolvidas por aqueles tribunais".

O conselheiro destacou o empenho e a determinação da equipe, cuja "missão mais importante e mais desafiadora foi a produção de um novo sistema, 100% confiável, sem inconsistências e com informações relevantes a respeito dos julgados do CNJ".

A Comissão de Jurisprudência do CNJ, criada para tratar do desenvolvimento e da execução do projeto e formada por assessores convocados, tem como membros os conselheiros Carlos Alberto Reis de Paula e Jefferson Kravchychyn.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024