Migalhas Quentes

STF deve definir método de apreciação de vetos presidenciais pelo Congresso

Ação questiona a votação em ordem cronológica dos mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes.

27/2/2013

Está na pauta desta quarta-feira do STF ação que questiona o método de apreciação dos vetos presidenciais pelo Congresso, se cabe ao Judiciário interferir nessa questão. No fim do ano passado, Luiz Fux determinou, em MS ajuizado por parlamentares dos Estados produtores de petróleo, a apreciação de 3 mil vetos em ordem cronológica impedindo análise de veto parcial dos royalties do petróleo.

Embora a decisão tenha tratado apenas sobre vetos, parte dos parlamentares e o Executivo entenderam que a liminar deveria suspender toda a pauta do Congresso, inclusive a votação do Orçamento da União de 2013.

Em ofício encaminhado ao STF no último dia 14, a AGU informou que a solução encontrada pelo ministro iria causar um "colapso institucional" no Legislativo. Segundo a AGU, caso a decisão seja mantida, haverá prejuízo estimado de R$ 470 bilhões aos cofres públicos, além de trancamento da pauta do Congresso pelos próximos três anos.

A União pede que o STF reconsidere a decisão de Fux, colocando a ordem cronológica apenas para os vetos que ainda estão dentro do prazo de validade, ou seja, que foram editados nos últimos 30 dias. O Supremo terá que decidir se isso é possível, além de averiguar se a data de referência é a de entrada do mandado de segurança (dezembro do ano passado) ou de apreciação do assunto pelo plenário.

Em movimento oposto à AGU, parlamentares dos Estados produtores e da oposição também procuraram ministros do Supremo e entregaram memoriais para defender a liminar de Fux. Os parlamentares argumentam que o Congresso não pode votar apenas o que tem interesse, contrariando a legislação em vigor e passando por cima do interesse de minorias.

Confira a pauta completa do STF para esta quarta-feira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Fux impede análise de veto parcial dos royalties do petróleo

18/12/2012
Migalhas Quentes

Parlamentares ajuízam MS para impedir votação do veto dos royalties do petróleo

14/12/2012
Migalhas Quentes

Governo publica MP que destina royalties do petróleo para educação

4/12/2012
Migalhas Quentes

Dilma veta distribuição de royalties para áreas licitadas

30/11/2012
Migalhas Quentes

Dilma sanciona nesta sexta projeto dos royalties com vetos parciais

30/11/2012
Migalhas Quentes

Câmara aprova PL que redistribui royalties do petróleo

7/11/2012

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025