Migalhas Quentes

STJ elege lista tríplice para vaga de Massami Uyeda

Foram escolhidos os desembargadores Paulo Dias de Moura Ribeiro, do TJ/SP, Samuel Meira Brasil Júnior, do TJ/ES, e José Afrânio Vilela, do TJ/MG.

13/3/2013

O pleno STJ elegeu, nesta quarta-feira, os desembargadores para a lista tríplice de candidatos à vaga do ministro Massami Uyeda, aposentado no fim de 2012. A lista agora irá à presidente Dilma Rousseff, que indicará um nome ao Senado. A nomeação do novo ministro depende de aprovação do candidato na CCJ e no plenário daquela Casa.

A lista tríplice foi definida após três escrutínios. O desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro foi escolhido em primeiro escrutínio, com 19 votos. Os desembargadores Samuel Meira Junior (15 votos), João Henrique Blasi (14 votos), Antônio Sérvulo dos Santos (8 votos) e José Afrânio Vilela (8 votos) passaram para segundo escrutínio.

No segundo escrutínio, foi selecionado Samuel Meira Junior, com 20 votos. Os desembargadores João Henrique Blasi (14 votos) e José Afrânio Vilela (13 votos) passaram para o terceiro escrutínio. O desembargador Antônio Sérvulo obteve 10 votos.

Em terceiro escrutínio, foi destacado José Afrânio Vilela, com 16 votos. João Blasi obteve 13 votos.

Paulo Dias de Moura Ribeiro -TJ/SP

Possui graduação em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos (Turma de 1976), especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" - MBA pela Universidade Guarulhos, mestrado e doutorado em Direito pela PUC/SP. Atua na Comissão Estadual de Adoção Internacional da TJ/SP, Diretor do Curso de Direito e ProfessorTitular da Universidade Guarulhos, membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Direito Civil Constitucional e Relações de Consumo e possui vínculo ocasional da ESA da OAB/SP - núcleo Santo Amaro.


Samuel Meira Brasil Júnior - TJ/ES

Possui doutorado e mestrado em Direito Processual pela USP, mestrado em Inteligência Artificial pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor da FDV - Faculdades de Direito de Vitória. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Teoria Geral do Direito.



José Afrânio Vilela - TJ/MG

Nascido em Ibiá/MG em 07/03/1961, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (Turma de 1989). Ingressou na Magistratura Mineira em 1989, atuando em diversas comarcas. É desembargador do TJ mineiro, na 2º câmara Cível e Corte Superior, desde 2005. Foi professor de Direito, em curso técnico no Colégio São José de Ibiá/MG, de 1986 e a 1988; monitor na Universidade Federal de Uberlândia/MG em 1983 e 1984; professor do IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC/MG, no Curso de Pós Graduação em Poder Judiciário; orientador da Escola Judicial "Desembargador Edésio Fernandes", em formação inicial dos Juízes de Direito e servidores do Estado de Minas Gerais.

Na próxima quarta-feira, 20, os ministros se reunirão para eleger a lista de candidatos para preencher a vaga aberta com a saída de Teori Zavascki, destinada a membro de TRF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

54 desembargadores dos TJs concorrem à vaga de Massami Uyeda no STJ

7/3/2013
Migalhas Quentes

STJ define lista tríplice para vaga de Asfor Rocha

6/3/2013
Migalhas Quentes

STJ formará três listas tríplices, candidatos ainda não foram divulgados

1/3/2013

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024