Migalhas Quentes

STF defende lisura do ministro Fux

Estadão acusa o ministro de ter ignorado documento de sua própria autoria em que afirmava estar impedido de julgar processos do escritório do advogado Sergio Bermudes.

18/4/2013

O STF divulgou nesta quarta-feira, 17, uma nota à imprensa defendendo o ministro Luiz Fux das acusações feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a matéria publicada no matutino, o ministro teria ignorado documento de sua própria autoria em que afirmava estar impedido de julgar processos do escritório do advogado Sergio Bermudes, do qual a sua filha é advogada, ao relatar três casos e participar de pelo menos outros três julgamentos de interesse do grupo.

Ainda de acordo com o jornal, Fux teria acompanhado o voto de colegas a favor de Bermudes em dois desses julgamentos, na 2ª turma do STF. E em outros dois as decisões foram contrárias aos interesses dos clientes do advogado.

Em nota, o STF confirma a existência do documento, enviado pelo ministro em 1/4/11, que comunicou seu o impedimento de julgar os processos do escritório Sérgio Bermudes por motivo de foro íntimo. No entanto, o Supremo afirma que uma possível falha no sistema não indicou à secretaria, gabinete e assessoria dos ministros o impedimento de Fux, o que possibilitou sua eventual participação nos julgamentos de casos defendidos por Bermudes. "O Supremo Tribunal Federal manifesta a sua total confiança na lisura dos julgados levados a efeito pelo Ministro Luiz Fux", finalizou.

Veja a íntegra da nota.

___________

Em 1º de abril de 2011, o Ministro Luiz Fux encaminhou à Secretaria Judiciária do Supremo Tribunal Federal (STF) documento comunicando o seu impedimento, por motivo de foro íntimo, para julgar os processos do Escritório Sérgio Bermudes.

A iniciativa teve como finalidade impedir a distribuição de processos e a participação em julgamento de feitos judiciais patrocinados por essa parte.

A observância desses impedimentos por ocasião da distribuição dos processos seria de responsabilidade da Secretaria, Gabinete e Assessoria dos ministros. A eventual participação do Ministro Fux em processos patrocinados pelo Escritório Sérgio Bermudes decorreu de falha nesse sistema de verificação que não indicou o impedimento comunicado. Trata-se de falha operacional que será prontamente solucionada com a adoção de novos mecanismos de controle.

O Supremo Tribunal Federal manifesta a sua total confiança na lisura dos julgados levados a efeito pelo Ministro Luiz Fux.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024