Migalhas Quentes

PL das biografias não autorizadas poderá ser votado nesta quarta-feira

deputados querem votar a proposta antes do dia 28, quando a pauta passa a ser trancada pelo projeto do marco civil da internet

23/10/2013

A urgência do PL que libera as biografias não autorizadas (393/11) deve ser analisada pela Câmara nesta quarta-feira, 23. De acordo com o líder do PT, deputado José Guimarães, não há acordo sobre a votação do projeto, mas o texto deve ser negociado até amanhã. "Há consenso para a urgência e, se sobrar um tempinho, podemos votar também, mas ainda precisamos fazer ajustes", afirmou.

Segundo Guimarães, os deputados querem votar a proposta antes do dia 28, quando a pauta será trancada pelo projeto do marco civil da internet (PL 2.126/11, apensado ao 5.403/01). "Se não votarmos até lá, essa questão ficará entregue ao Supremo Tribunal Federal", acredita.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo por todas as comissões, mas um recurso apresentado pelos deputados, que ainda precisa ser aprovado, pede que o projeto seja votado pelo plenário.

A pressa para decidir sobre a questão pode comprometer a comissão geral anunciada hoje pelo presidente da Câmara. "O líder do PDT colocou a necessidade da comissão geral, mas isso ficou para ser discutido ainda", explicou Guimarães.

Causa própria

Líder do DEM, o deputado Ronaldo Caiado apresentou uma emenda ao projeto para garantir o procedimento mais ágil das ações na Justiça que envolvam informações falsas publicadas em biografias. Pela emenda, a pessoa que se sentir atingida em sua honra, boa fama ou respeitabilidade poderá entrar com ação contra o biografado em um Juizado Especial Cível ou Criminal.

A emenda prevê ainda que fica proibida a retirada ou recolhimento da edição questionada. A exclusão do trecho considerado ofensivo só poderá ser feita em "reprodução futura da obra".

O próprio Caiado explicou que há oito anos está na Justiça contra o escritor Fernando Moraes, que incluiu no livro "A Toca dos Leões" uma fala atribuída a ele contestada pelo deputado. "Há oito anos, luto contra uma mentira; assim, não é possível que um processo que avilta ou denigre a imagem de alguém possa demorar em média 15 anos", disse.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024