Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável"

Veja quem ganhou a obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável".

25/10/2013

A obra "Biotecnologia Vegetal, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável" (Lumen Juris – 245p.), de Kleber Cavalcanti Stéfano, analisa os impactos gerados pelas normas reguladoras dos direitos de PI sobre novas variedades vegetais no Brasil, tomados sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

De posse de dados e gráficos fornecidos pelo Sistema Nacional de Proteção de Cultivares e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, procura investigar até que ponto os mecanismos legais vigentes de proteção de novas variedades, isto é, cultivares, patentes e know-how, contribuem ou atravancam os interesses visados pelos atores sociais que compõem o setor agrícola brasileiro; e até que medida a propriedade intelectual da biotecnologia vegetal interfere, positiva ou negativamente, nos avanços, nos estímulos e nos incentivos às pesquisas científicas para geração, assimilação e transferência de conhecimentos e tecnologias no setor, de reconhecida importância para o País, em vista de suas riquezas de recursos naturais e áreas agricultáveis.

A partir da constatação e da compreensão de que os mecanismos de propriedade intelectual vigentes são inevitáveis na sociedade, propõe a proteção do acervo resultante da arquitetura vegetal pelos desenhos industriais; sugere uma revisão dos mecanismos de averbação de transferência de tecnologia e Know-how no setor; defende a eleição da suficiência descritiva como requisito essencial para concessão de patentes; e, ao final, propaga a ideia de um Biodireito da biotecnologia vegetal, isto é, o progresso e o crescimento econômico e tecnológico dentro da noção de sustentabilidade.

A obra é especialmente indicada para os profissionais que atuam no segmento da inovação agrícola e da propriedade intelectual relacionada as variedades vegetais, servindo como manual de orientação e consulta com especial utilidade para advogados, juízes, peritos, quando da proposição, análise e julgamento de litígios envolvendo essa matéria. É indicada também para os pesquisadores e a comunidade acadêmica, no intuito de contribuir com repertório de informações e conhecimentos que possibilitem a elaboração de artigos, teses, dissertações e outros escritos relacionados com a matéria.

Sobre o autor :

Kleber Cavalcanti Stéfano é advogado e professor do Centro Salesiano - Unisal Campinas e IBEMEC-Metrocamp. É pós-graduado em Direito Constitucional pela PUC/Campinas. Mestre em Direito pela UNIMEP.

__________

Ganhador :

Gustavo Pereira Carvalho do Lago, de Serra Talhada/PE

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024