Migalhas Quentes

40% dos brasileiros desconhecem prioridade absoluta aos direitos infantis

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no primeiro semestre de 2013 apontou para a necessidade da divulgação de informações sobre os direitos infantis e o cumprimento das legislações já existentes no país.

11/11/2013

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no primeiro semestre de 2013 mostrou que 40% dos brasileiros se consideram desinformados sobre o conceito da prioridade absoluta, estabelecido no art. 227 da CF, que estabelece os direitos infantis como prioridade absoluta da nação.

A pesquisa "Legislação sobre os direitos das crianças", desenvolvida a pedido do Instituto Alana, investigou também o conhecimento da população brasileira acerca dos direitos das crianças e revelou que 81% da população se considera pouco ou nada informada sobre as garantias de proteção às crianças previstas na CF e no ECA.

O estudo também apontou que 94% dos entrevistados são favoráveis ao cumprimento do referido artigo. A maioria acredita que a lei é pouco respeitada pelo Estado e pela sociedade em seus diferentes aspectos, como serviços públicos, recursos e formulação de políticas, mostrando-se bastante crítica a respeito dos direitos da infância.

A análise também discorreu sobre o que a população entende por "prioridade absoluta para a criança". 25% dos entrevistados associaram a expressão à educação e 19% associou à criança em primeiro lugar/acima de todos. 17% afirmou não saber o significado da expressão.

Com os resultados obtidos, revelou-se a necessidade da divulgação de informações sobre os direitos infantis e o cumprimento das legislações já existentes no país. O Instituo Alana lançará o projeto Prioridade Absoluta, uma iniciativa que busca a efetivação das garantias constitucionais dos direitos das crianças.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024