Migalhas Quentes

Operação Ararath apreende documentos de juiz Federal no MT

A PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão como parte do inquérito judicial que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro em Cuiabá/MT. O juiz Federal Julier Sebastião da Silva é um dos investigados.

27/11/2013

Nesta segunda-feira, 25, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão como parte do inquérito judicial que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro em Cuiabá/MT. Os mandados foram expedidos pelo TRF da 1ª região e são um desdobramento da operação Ararath, deflagrada no último dia 12.

O juiz Federal Julier Sebastião da Silva é um dos investigados e, de acordo com o jornal Diário de Cuiabá, teve documentos apreendidos por policiais federais em sua casa e gabinete. Ele teria sido envolvido no caso após interceptações telefônicas. Outro mandado foi cumprido para a residência do presidente do Detran, Giancarlo Castrillon.

Ararath

De acordo com o Diário de Cuiabá, o nome "Ararath" foi escolhido pelos agentes por ser o nome de um monte na Turquia onde, supostamente, foi encontrada a Arca de Noé. Isso porque o esquema investigado apresenta semelhanças ao descoberto com a deflagração da operação Arca de Noé, que desarticulou as ações de João Arcanjo Ribeiro, tido como o chefe do crime organizado no MT na época.

O ex-bicheiro era responsável por comandar movimentações financeiras ilegais, por meio de factorings. O responsável por decretar a prisão de Arcanjo foi o próprio juiz federal Julier Sebastião da Silva.

A operação

Em 12/11, a PF deflagrou a Operação Ararath, com o objetivo de apurar a prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. A investigação, que teve início em 2011, constatou operações clandestinas no Sistema Financeiro brasileiro, além da prática do crime de lavagem de dinheiro.

O grupo investigado utilizava-se de empresas de factoring como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas e jurídicas no MT. Ele tinha como base operacional uma empresa de Várzea Grande/MT, que oficialmente encerrou suas atividades em 2012.

De acordo com informações da PF, os recursos eram movimentados nas contas das factorings e outras empresas do grupo. O principal crime apurado consiste no fato de que as empresas de factoring, de natureza estritamente mercantil e com a finalidade principal de assessoria e de compra de títulos de crédito, exercia outras atividades exclusivas de instituição financeira, não autorizadas pelo BC, como, por exemplo, concessão de empréstimos com exigência de garantia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TRF confirma suspeição do juiz da 1ª Vara Federal de MT, Julier Sebastião da Silva

4/7/2006
Migalhas Quentes

TRF afasta Julier

27/4/2006

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024