Migalhas Quentes

Marco Aurélio suspende corte de salários acima do teto no Congresso

Ministro ponderou que as Casas Legislativas deixaram de observar o contraditório ao não intimarem os servidores afetados a se manifestar

19/2/2014

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, concedeu liminar para suspender os efeitos de decisões da Câmara e do Senado que determinaram cortes nos salários dos servidores que recebem acima do teto constitucional de R$ 29,4 mil. Na decisão, o ministro ponderou que as Casas Legislativas deixaram de observar o contraditório necessário na via administrativa ao não intimarem os servidores afetados pelo cumprimento das decisões do TCU a se manifestar.

Em agosto de 2013, após a realização de várias auditorias, o TCU determinou à Câmara e ao Senado que adotassem providências para regularizar o pagamento de remunerações que ultrapassassem o teto constitucional. Ao serem comunicadas, as duas Casas deliberaram, por meio das respectivas mesas diretoras, pela observância da determinação.

Na ação, o Sindilegis - Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União sustenta que a decisão contrariou os princípios constitucionais, visto que tomada sem que os servidores fossem previamente ouvidos. Alegaram ainda que a redução repentina da remuneração, de natureza alimentar, criou embaraços ao equilíbrio dos orçamentos familiares dos servidores.

Ao conceder a liminar, o ministro Marco Aurélio ressaltou que a preservação do Estado Democrático de Direito reclama o respeito irrestrito das normas. "Descabe endossar, no afã de se ter melhores dias, um recuo na concretização dos ditames constitucionais, considerado o fato de órgãos de envergadura maior olvidarem as garantias inerentes ao devido processo asseguradas na Carta da República", salientou.

O ministro destacou ainda que o entendimento foi assentado por ele na concessão de liminares semelhantes em mandados de segurança impetrados por um servidor da Câmara e pela Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e de Fiscalização Financeira da Câmara.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Marco Aurélio suspende corte de salário de servidor da Câmara

9/1/2014
Migalhas Quentes

Mantida decisão do TCU que determinou devolução de salários da Câmara acima do teto

31/10/2013
Migalhas Quentes

TCU confirma devolução de valores acima do teto no Senado

12/10/2013

Notícias Mais Lidas

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Reforma tributária e imposto sobre herança: Mudanças e estratégias de planejamento sucessório

25/4/2024

O Plano de Contratações Anual na lei Federal 14.133/21

25/4/2024