Migalhas Quentes

Ação que buscava reverter afastamento de presidente do Sesc/Senac é extinta

Ministro Mauro Campbell, do STJ, assinalou que houve erro no instrumento processual eleito para impugnar decisão de 1º grau.

10/6/2014

O ministro Mauro Campbell, do STJ, determinou a reforma de acórdão a fim de extinguir ação cautelar ajuizada por Antônio José Domingues de Oliveira Santos perante o TJ/RJ, por meio da qual objetivava reverter seu afastamento da presidência do Sesc/Senac Nacional por ter as contas rejeitadas pelo TCU.

A decisão ainda cassa liminar que concedeu o retorno de Oliveira Santos à presidência dos Conselhos Nacionais. Campbell assinalou que houve erro no instrumento processual eleito para impugnar a decisão de 1º grau.

Afastamento

O presidente do Conselho Nacional do sistema Sesc/Senac foi afastado após mais de 30 anos no cargo, por determinação do juiz de Direito Josimar de Miranda Andrade, da 20ª vara Cível do RJ.

O TCU considerou irregulares e ilegais contas apresentadas por Oliveira Santos em atos de contratação de serviço "sem observância dos procedimentos aplicáveis, causando danos ao sistema". No caso, o regimento interno prevê perda do mandato em caso de rejeição de contas.

Instrumento processual

Em análise de recurso da Fecomercio/RJ, Sesc/RJ e Senac/RJ na Corte Superior, o ministro ponderou que o art. 522 do CPC é categórico ao afirmar que "das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento".

"Nesse sentido, é firme o entendimento do STJ, segundo o qual contra a decisão interlocutória que recebe o apelo apenas no efeito devolutivo, rejeitando o pedido de atribuição de efeito suspensivo, cabe agravo de instrumento, não tendo lugar o uso da ação cautelar."

A Fecomercio/RJ, o Sesc/RJ e o Senac/RJ foram representados na ação pelo escritório Teixeira, Martins & Advogados.

Confira a íntegra da decisão.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Presidente do sistema Sesc/Senac é afastado do cargo

24/9/2013
Migalhas Quentes

Presidente do Conselho Nacional do Sistema Sesc/Senac é afastado do cargo

18/1/2013

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025