Migalhas Quentes

D’Urso quer advogados no ajuizamento virtual de ações

7/2/2006


D’Urso quer advogados no ajuizamento virtual de ações


O presidente da OAB/SPLuiz Flávio Borges D’Urso – oficiou nesta segunda-feira (6/2) ao presidente do STJ, ministro Edson Vidigal e ao ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos sobre o convênio assinado, recentemente, entre o Conselho de Justiça Federal (STJ), órgão do STJ, e os ministérios da Justiça e das Comunicações, que permite ajuizamento de ação de forma virtual. O propósito do convênio é facilitar o acesso à Justiça Federal através de postos de atendimento do governo eletrônico distribuídos por cerca de 3.200 pontos, entre escolas, sindicatos e organizações não-governamental.


“Toda iniciativa de informatização da Justiça é positiva, porque contribui para reduzir a morosidade que adia a reparação de um dano. Contudo, o convênio não esclarece como será formulada a petição virtual. Cogita-se sobre a possibilidade de ser realizada por um funcionário treinado do Ministério da Justiça, a partir do preenchimento de um formulário com as queixas da parte. “Caso isso se confirme, seria uma ilegalidade, uma vez que a Constituição Federal, em seu Art. 133, assegura a indispensabilidade do advogado na administração da Justiça”, afirma D’Urso.


O presidente da OAB/SP critica toda tentativa de afastar o advogado do processo, como vem acontecendo nos feitos dos Juizados Especiais. “Quem perde com isso é a população com menor poder aquisitivo. O cidadão que pode contratar advogado, continuará fazendo, independente da legislação. Já os demais ficarão privados de uma defesa técnica. A lei, dessa forma, cria uma odiosa distinção entre os que possuem recursos e podem ter acesso à defesa e os que não possuem. Por isso, a OAB/SP está propondo projeto de lei que torne obrigatória a presença do advogado em todos os processos”, garante D’Urso.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024