Migalhas Quentes

Escritório investe em desks específicos visando clientes estrangeiros

German e Spanish Desks foram criados visando atendimento especial aos clientes.

4/11/2014

Nos escritórios de advocacia, um dos fenômenos resultantes desse novo modo de se fazer negócios advindo com a internacionalização da economia tem impacto direta na estrutura da banca. Estamos falando, é claro, da criação dos desks, áreas que atendem clientes com foco em uma assessoria jurídica integral e especializada, especialmente no âmbito empresarial.

No Mattos Muriel Kestener Advogados, recentemente foi instituído o Spanish Desk, a partir da experiência bem sucedida do German Desk que a banca já possui.

Cultura germânica

A criação da German Desk ocorreu em 2013, a partir de oportunidades identificadas pelo escritório, que já atendia clientes de língua alemã, conforme informa Fernando Dantas M. Neustein, sócio da área de litígios complexos e integrante do Comitê Diretivo do escritório, e Ana Cristina G. Macedo Salgado, sócia da área de M&A e Societário.

Vários advogados do escritório são fluentes na língua alemã e têm familiaridade com a cultura de países de raiz germânica e do norte europeu, além de possuírem experiência profissional e formação no exterior.

A sócia Ana Cristina, por exemplo, estudou Direito como exchange student na Universität Wien (Universidade de Viena) na Áustria, possui LL.M em International Business Law da Universiteit Leiden (Universidade de Leiden) na Holanda, e trabalhou como advogada estrangeira no escritório inglês Bird & Bird (filial de Haia).

A associada Lara Portugal da Rocha, fluente em alemão, foi professora de Direito Brasileiro em Humboldt-Universität em Berlin e possui LL.M em Direito Alemão e Europeu da mesma instituição, revalidado como mestrado no Brasil.

Assim, o MMK uniu a expertise dos integrantes da banca com os anos de experiência em consultoria a empresas que atuam em setores de negócios de relevo nos países de língua germânica, como a indústria química e farmacêutica, setor industrial e de inovação. A criação do desk, então, foi um passo natural para otimizar serviços jurídicos prestados à comunidade de negócios alemã.

Spanish desk

Agora neste 2º semestre de 2014, repetindo a receita de sucesso do German Desk, o Mattos Muriel Kestener Advogados criou o Spanish Desk para atender clientes espanhóis e dos países de língua espanhola na América Latina.

O escritório possui mais de vinte advogados com fluência na língua espanhola, e o desk é liderado por Eduardo Soto Pires, coordenador da área de Direito Trabalhista, que tem diploma de Direito homologado pelo Ministério de Educação da Espanha.

Eduardo é advogado inscrito no ICAM Ilustre Colegio de Abogados de Madrid, Espanha, vice-presidente do Comitê Jurídico Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil e estudou na Universidad de Alcalá - Espanha (Experto en Derecho Español para Juristas Extranjeros) e na Universidad Autónoma de Madrid- Espanha (Master en Derecho Empresarial), possuindo grande conhecimento da legislação e do ambiente empresarial espanhol.

Além de visitar frequentemente a Espanha por motivos profissionais, Eduardo tem estado nos principais países da América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, entre outros) para participar de conferências e estreitar relações com clientes e escritórios parceiros nas respectivas jurisdições.

Entre os principais serviços oferecidos por ambos os desks, destacam-se litígios complexos, arbitragem, concorrencial, fusões & aquisições, societária e tributária, em áreas tão diversificadas como a da indústria química e farmacêutica, o setor industrial e de inovação, o automobilístico, o bancário, de agronegócios e de telecomunicações.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Criação de desk específico para clientes estrangeiros tem trazido sucesso aos escritórios

1/9/2014

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024