Migalhas Quentes

MP prorroga entrada em vigor de lei que regulamenta parcerias entre poder público e sociedade civil

Para o Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP, medida dará mais tempo para que os órgãos da administração e as organizações da sociedade civil se adaptem.

23/7/2015

Foi publicada nesta quarta-feira, 22, no DOU, a MP 684, que prorroga a entrada em vigor por mais seis meses da lei 13.019/14, que estabelece novas regras de parceria entre União, Estados e Municípios com organizações da sociedade civil.

Para Aline Gonçalves de Souza, responsável pelo projeto Estado e Sociedade Civil do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP, a MP dará aos órgãos públicos mais tempo para fazer as adaptações necessárias exigidas pela lei.

Entre as adaptações, estão o estabelecimento de etapas prévias de planejamento e do procedimento de seleção das organizações, por meio de chamamento público.

"Embora já seja uma prática de alguns órgãos públicos e haja previsão em leis específicas para alguns tipos de parceria, de maneira geral, esse procedimento de seleção das organizações por chamamento público não era exigido por lei."

Pelo lado das organizações, a especialista explica que a MP oferece mais tempo para que as adaptações estatutárias exigidas pela nova lei sejam promovidas.

A MP também estabeleceu a previsão de que qualquer parceria existente no momento da entrada em vigor da lei será regida pela legislação vigente ao tempo de sua celebração. Mas, para aquelas firmadas por prazo indeterminado, a administração pública deverá adaptar os termos à nova lei, em um prazo de um ano, sob pena de ser responsabilizada. A MP 684 será submetida agora ao Congresso Nacional, ocasião que poderá receber emendas dos parlamentares e ter o seu texto alterado.

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025