Migalhas Quentes

Presidente do STF defende a Reforma da Previdência

Presidentes do STF e STJ conversam sobre reforma

16/7/2003

 

Presidente do STF defende a Reforma da Previdência

 

O presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, recebeu o presidente do STJ, ministro Nilson Naves; o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto e reitores de faculdades públicas de todo o país para conversarem sobre a Reforma da Previdência.

 

"Continuo confiando que o Congresso brasileiro dará respaldo àquelas conversas que mantivemos com as lideranças do governo na casa do presidente João Paulo", afirmou o presidente do STF.

 

De acordo com o ministro Maurício Corrêa, "não há risco para os estados e para a União se excluir a integralidade e a paridade com relação ao futuro, porque somente após a aprovação da PEC, da sua conversão em Emenda Constitucional e depois de sua publicação, e do primeiro concurso público que vier a ser realizado, é que o servidor público passará a integrar os quadros do funcionalismo".

 

"Portanto, só daí a 25 anos é que ele (servidor) vai se aposentar com 35 anos de contribuição, e pelo menos uns 25 anos na carreira, depois de uma idade de 65 anos para homem e de 60 para mulheres. Não há matemática que explique que isso possa dar prejuízo à União ou causar qualquer impacto de natureza atuarial", declarou o presidente do STF.

 

O presidente STJ, Nilson Naves, trouxe ao presidente do STF a solidariedade do Tribunal e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus em relação à Reforma da Previdência.

 

"Nós estamos esperando que haja sensatez tanto da parte do governo quanto da parte do Congresso Nacional para que atenda às sugestões e às ponderações da magistratura e isso é muito importante para o magistrado de hoje e de amanhã", declarou o presidente do STJ, afirmando ainda que "é necessário manter a magistratura e abrir campos para os futuros juízes".

 

"Os novos juízes necessitam de garantias, prerrogativas e predicamentos que hoje se resumem na integralidade dos proventos, paridade e, principalmente, o subteto dos estados", disse.

 

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ fixa critérios para suspender passaportes, CNH e cartões na execução

4/12/2025

Dino critica que acordo da Eletrobras esteja no STF: "Quase um fetiche"

4/12/2025

No STF, ministro Flávio Dino alerta para inclusão de “jabutis” em ADIns

4/12/2025

Procuradores podem ser indenizados por uso de carro próprio? STF julga

4/12/2025

STJ julga rescisória contra responsabilidade do Shopping 25 de Março por falsificados

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025