Migalhas Quentes

Ajufe firma intercâmbio com universidades portuguesas

2/6/2006


Intercâmbio

 

Ajufe firma intercâmbio com universidades portuguesas 

 

A Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), representada  pelo seu presidente, Jorge Antonio Maurique, firmou convênios com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com as Universidades Lusíada destinados ao intercâmbio acadêmico.

 

A finalidade da parceria com essas instituições é de intensificar ações e projetos de cooperação acadêmica e científica, por meio de cursos de formação, especialização e pós-graduação, seminários e congressos, explicou Maurique.  O primeiro convênio entre a Ajufe e as Universidades Lusíada foi assinado em 1999 e a continuidade do intercâmbio, segundo Maurique, demonstra o êxito das iniciativas conjuntas efetivadas até agora.

 

O convênio com as Universidades Lusíada estende-se às unidades de ensino que essa instituição mantém em países africanos de língua portuguesa. Maurique informou que, como resultado dessa iniciativa, já está sendo preparado um encontro de juristas a se realizar em Angola no próximo ano destinado ao intercâmbio da comunidade jurídica dos países de língua portuguesa.

 

"Esse intercâmbio com as Universidades Lusíada propicia aproximação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), com os quais nós, brasileiros, temos uma dívida histórica, com relação ao período da escravidão no País, pois foram os descendentes desses países que ajudaram a construir as riquezas do Brasil", disse Maurique.

 

 O acordo da Ajufe com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa  prevê que cursos e outras atividades científicas e culturais, vinculadas ao Direito, promovidos por ambos, serão abertos aos integrantes das duas instituições, com a dispensa de taxas de inscrição e de matrícula. 

 

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024