Migalhas Quentes

Mantida multa à Uol por descumprir cota de trabalhadores deficientes

Decisão é do TRT da 2ª região.

17/4/2018

A 17ª turma do TRT da 2ª região negou provimento ao recurso interposto pela empresa UOL que pretendia a desconstituição de multa administrativa aplicada pelos auditores fiscais do trabalho pelo descumprimento das cotas de reabilitados e deficientes que trabalham na empresa.

Em regular fiscalização do trabalho, a empresa foi multada em virtude da quantidade de pessoas com deficiência contratada ser muito inferior ao número exigido por lei. A fim de retirar a multa, a empresa ajuizou ação contra a União, mas o juízo de 1º grau declarou a validade da imposição de multa pelo descumprimento da lei 8.213/91.

Ao julgar o recurso de apelação, o desembargador Flávio Villani Macêdo, relator, entendeu a que a empresa não demonstrou uma conduta ativa efetiva no sentido de cumprir sua função social. Para ele, não há prova de que a empresa tenha adotado todos os esforços possíveis para cumprir o patamar de empregados reabilitados ou pessoas com deficiência previsto em lei.

"Cumprir a lei pode até não ser tarefa fácil, especialmente no que diz respeito a problemas relacionados à educação e capacitação mínima para exercer o cargo. Entretanto a empresa pode e deve promover ela mesma o treinamento, qualificação de pessoas que, na maioria dos casos, estão à margem da sociedade ávidas por uma oportunidade de trabalho."

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Unip indenizará ex-funcionários deficientes que não chegaram a exercer função

21/11/2017
Migalhas Quentes

Cota de trabalhadores com necessidades especiais deve ser aplicada com razoabilidade

29/12/2015
Migalhas Quentes

Anulado auto de infração para empresa que não preencheu cotas de vagas para deficientes

16/7/2015
Migalhas Quentes

Empresa não é obrigada a contratar deficientes inaptos para cumprir cota

17/1/2013

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025