Migalhas Quentes

Polêmico voto de qualidade no Carf: veja opinião de especialistas

Processos na Justiça questionam o voto de qualidade usado de forma desfavorável ao consumidor.

10/7/2018

A utilização, no Carf – Conselho Administrativo de Recursos Financeiros –, do voto de qualidade, aquele responsável pelo desempate, proferido pelo presidente do colegiado, tem sido severamente questionado na Justiça.

Embora os órgãos julgadores do Conselho sejam paritários, ou seja, compostos por representantes da Fazenda Nacional e do contribuinte em quantidades iguais, pelo regimento interno do órgão presidem as turmas de julgamento sempre representantes do Fisco. Assim, o voto com maior peso é sempre dado a um conselheiro representante da Fazenda.

Os críticos apontam que o modelo viola a paridade do órgão. Em março, dois processos tiveram o voto de qualidade anulado na Justiça Federal. As justificativas de dois magistrados do DF em suas decisões foi que o voto de qualidade não pode ser em sentido desfavorável ao contribuinte e nem ser utilizado de maneira inapropriada quando cabe a votação por maioria simples.

Sobre o espinhoso assunto, veja a opinião de especialistas.

O advogado Carlos Amorim, do Martinelli Advogados, diz que não enxerga uma saída imediata do ponto de vista de estrutura para se alterar a forma como se dá o desempate no Carf. Contudo, ele ressalta que, em casos questionados na Justiça, tem-se interpretado de forma mais favorável ao contribuinte.

O conselheiro do Carf Diego Diniz Ribeiro acredita que o voto de qualidade é fundamental para a manutenção da instância administrativa, já que, se for extinto, se abrirá margem para que as procuradorias da Fazenda possam judicializar demandas nas quais foram derrotadas em âmbito administrativo. Assim, a alteração fomentaria a judicialização de demandas em desfavor do contribuinte. Assista.

Carlos Daniel Neto, também conselheiro do Carf, minimiza a polêmica de que o instituto desfavorece o contribuinte. Em seu entendimento, ao se questionar o voto de qualidade abre-se margem para que a matéria seja discutida pela PGFN na esfera judicial.

As entrevistas foram concedidas à TV Migalhas durante evento realizado pela banca Martinelli Advogados e discutiu as mais recentes e polêmicas decisões do órgão.

Extinção

Um projeto de lei apresentado na Câmara propõe a extinção do voto de qualidade no âmbito do Carf. Proposto há dois anos, o PL 6.064/16 aguarda parecer do relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O autor é o deputado Carlos Bezerra.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Voto de qualidade no Carf é anulado em dois processos

16/3/2018
Migalhas de Peso

Justiça cancela julgamentos do CARF vencidos pela Fazenda por voto de qualidade

12/9/2016
Migalhas Quentes

Voto de qualidade no CARF pode ser extinto para beneficiar contribuinte

2/9/2016
Migalhas Quentes

Ministério da Fazenda promove mudanças na composição do CARF

24/7/2015
Migalhas Quentes

CARF é composto por 36 turmas de julgamento

10/4/2015
Migalhas Quentes

Operação Zelotes investiga manipulação de decisões no Carf

1/4/2015

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025