Migalhas Quentes

Descumprimento de suspensão de assembleia não invalida eleição de confederação sindical

Decisão é do juiz do Trabalho Augusto Pessoa Alvarenga, substituto da 18ª vara de Belo Horizonte/MG.

18/10/2018

O juiz do Trabalho Augusto Pessoa Alvarenga, substituto da 18ª vara de Belo Horizonte/MG, julgou procedentes embargos de declaração, opostos por sindicato, e entendeu que descumprimento de liminar que suspendeu assembleia, na qual foram escolhidos delegados para eleição de diretoria de confederação sindical, não invalida a gestão eleita e nem as gestões subsequentes.

Os autores alegaram que o sindicato não obedeceu decisão, em outro processo, que anulou a eleição. Segundo os autores, mesmo após a nulidade do ato ter sido reconhecida, os delegados eleitos no feito nulo elegeram e referendaram a comissão de uma nova eleição da confederação, a qual, segundo os autores, também deveria ser anulada.

Ao julgar embargos de declaração opostos pelo sindicato contra sentença que havia julgado procedente a ação, o sindicato sustentou que, embora a liminar referente ao outro processo, que declarou a nulidade da eleição, tenha transitado em julgado, a demanda se encontra pendente de julgamento de agravo de instrumento em recurso de revista.

O juiz pontuou que, segundo a entidade sindical, a liminar apenas suspendeu a definição de delegados para o pleito de 2015, que é anterior aos pleitos que definiram as gestões mais recentes da confederação.

Para o magistrado, os reclamantes deixaram transcorrer mais de dois anos após o deferimento da liminar para trazerem tais informações aos autos. "Ademais, a eleição objeto do Mandado de Segurança (processo principal) já ocorreu, inclusive a diretoria então eleita cumpriu integralmente seu mandato, havendo nova eleição, a qual o Sindicato réu não enviou delegados para votação".

O juiz considerou que, no caso, houve perda de objeto da liminar e determinou o encerramento da presente execução provisória.

Com isso, conheceu dos embargos de declaração e julgou-os procedentes. O sindicato foi patrocinado na causa pelo escritório Abdala Advogados.

Confira a íntegra da decisão.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025