Migalhas Quentes

PGE/PE autoriza negociação processual quando Fazenda figurar como parte

Pelo documento, as partes podem negociar prazos e procedimentos judiciais, entre outras questões.

3/3/2019

A procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco publicou a portaria 24/19, que autoriza a realização de modalidades de negócios jurídicos processuais (NJP) em processos nos quais a Fazenda Pública Estadual seja parte. Pelo documento, as partes podem negociar prazos e procedimentos judiciais, entre outras questões.

Pelo documento, fica autorizada a celebração de negócios jurídicos processuais entre as partes cujo objeto seja calendarização; prazos processuais; cumprimento de decisões judiciais; modalidade de penhora ou alienação de bens, entre outros.

A nova medida tem como objetivo reduzir o litígio, prevendo para isso a realização de um plano de amortização de débito. O contribuinte pode apresentar este plano ou então propor avaliação, substituição e liberação de garantias, podendo ser feito um programa de pagamento. No entanto, não é possível obter desconto ou reduções no valor da dívida.

De acordo com o procurador-Geral de Pernambuco, Ernani Medicis, a celebração de NJP possibilita uma atuação com mais flexibilidade, por parte dos procuradores, levando em consideração especificidades de cada caso concreto, tendo sempre como norte a resolução mais célere do processo e mais vantajosa ao interesse público.

Vale lembrar que, no âmbito da União, os NJPs já foram regulamentados pela AGU e pela procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e, nos Estados, pelo Rio de Janeiro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Insolvência em Foco

O negócio jurídico processual na recuperação judicial

31/7/2018
Migalhas de Peso

O negócio jurídico processual

26/4/2018
Migalhas de Peso

Negócios jurídicos processuais no novo CPC – o que pode?

19/5/2017
Migalhas de Peso

O negócio processual: Inovação do Novo CPC

16/10/2015

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025