Migalhas Quentes

Alunos de Direito da FGV elaboram proposta de lei orgânica da administração tributária

Projeto de alunos foi apresentado em eventos.

29/6/2019

No último dia 14, um grupo de 24 alunos da graduação em Direito da FGV Direito SP apresentou um anteprojeto de lei do Estatuto do Contribuinte e da Administração Tributária Cidadã.

O texto foi apresentado a um grupo de mais de 200 especialistas em Direito Tributário, no encerramento do X Senam – Seminário Nacional das Administrações Municipais, em São Paulo. Também foi exibido no 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores, iniciado em 17 de junho, em São Paulo.

De acordo com a FGV, o Estatuto é uma resposta a um projeto que inicialmente tinha como objetivo regulamentar a lei orgânica da administração tributária, mas que teve diversas modificações ao longo de seu desenvolvimento. O texto teve apoio e orientação dos professores Fernando Marcato e Eurico de Santi, das áreas de Direito Administrativo e Tributário.

Entre as diversas alterações, ocorreu a do nome do documento. A nova denominação "buscou romper com a visão corporativista envolta na concepção de leis orgânicas, o que poderia fazer o projeto parecer um meio de conceder apenas benefícios para a administração tributária".

Stella Segalla, aluna que compõe o grupo e responsável por conduzir a apresentação, conta que, durante o semestre, os estudantes buscaram conversar com representantes de associações parceiras envolvidas com o tema para entender os principais desafios e entraves a serem abordados.

"Um marco desse período de imersão foi o seminário na Praia da Feiticeira, em Ilhabela, onde pudemos colher contribuições valiosas e ideias das partes envolvidas, que foram incorporadas no texto", explica.

Uma das premissas do trabalho, segundo os participantes, é promover a mudança de paradigma entre fisco e contribuinte, sendo o fisco um prestador de serviço público que deve garantir o cumprimento de direitos por parte do contribuinte.

Para atingir esse objetivo, o texto do Estatuto se baseou nos pilares básicos da transparência, da segurança jurídica e da motivação dos atos da administração pública.

Além dessas premissas, o Estatuto, composto por 10 artigos, também traz, entre outras previsões, a possibilidade de autorregulação e a diminuição do contencioso; a criação de uma escola nacional de administração tributária – com o objetivo de capacitar os servidores públicos; estimulo à conformidade, ou seja, a construção de ambientes de confiança recíproca entre contribuintes e as autoridades fiscais.

Segundo a FGV Direito SP, a disciplina oferecida faz parte do esforço de reestruturação de matérias promovidas pela faculdade, com o objetivo de mobilizar um maior número de alunos em torno de projetos de impacto, onde os alunos procuram desenvolver habilidades como liderança, autonomia, competência e imersão em assuntos relevantes para o país.

Entre os parceiros do projeto estão: Anafisco, Afresp, Febrafit, Sinafresp, Sindaf e Sindifisco. Para mais informações sobre o texto do Estatuto, clique aqui.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024