Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Os advogados vão ao cinema"

A obra mostra que os advogados não deixam de pensar no Direito nem quando vão ao cinema.

2/8/2019

A obra "Os advogados vão ao cinema" (Nova Fronteira - 688p.), coordenada por José Roberto de Castro Neves, mostra que os advogados não deixam de pensar no Direito nem quando vão ao cinema em 39 ensaios sobre Justiça em filmes inesquecíveis..

Os chamados trial films – aqui conhecidos como "filmes de tribunal" – constituem praticamente um gênero próprio dentro do universo cinematográfico, que sempre foi fascinado pelos meandros da Justiça. E, pelo visto, a recíproca é verdadeira: em "Os advogados vão ao cinema", profissionais consagrados do meio jurídico analisam, em ensaios inéditos, alguns de seus filmes preferidos e propõe aos leitores uma série de reflexões sobre a área.

De comédias a dramas, de cults a blockbusters, são diversos os filmes esmiuçados no livro por essas mentes brilhantes. Alguns têm relação mais óbvia com o Direito; outros não possuem um vínculo direto, mas despertam boas observações.

Um clássico como O poderoso chefão, por exemplo, levanta questões sobre pirataria, lavagem de dinheiro e a tênue fronteira entre legalidade e criminalidade; o alemão A vida dos outros convoca a um debate profundo sobre os chamados direitos fundamentais; A pele em que habito nos desafia a pensar sobre a bioética; e pelo popular Legalmente Loira se faz um paralelo entre a representatividade feminina na área jurídica e a luta das mulheres por mais espaço na indústria do entretenimento. E, é claro, não poderia faltar uma análise sobre ética e moralidade a partir de O sol é para todos.

Sobre o coordenador:

*José Roberto de Castro Neves é bacharel em Direito e doutor em Direito Civil pela UERJ; é mestre em Direito pela Universidade de Cambridge. Professor Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica e na sua pós-graduação; professor da pós-graduação da FGV; professor de Direito Civil na UERJ. Indicado pelo Senado Federal para integrar a comissão de juristas que elaborou a Lei de Mediação e a revisão da Lei de Arbitragem.

__________

Ganhador:

Maxwell Assis Castro, advogado em Ipatinga/MG

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025