Migalhas Quentes

TJ/RJ tem novo 2º vice-presidente

X

26/9/2006


Sylvio Capanema

 

TJ/RJ tem novo 2º vice-presidente

 

O desembargador Sylvio Capanema de Souza foi empossado ontem (25/9) como o novo 2º vice-presidente do TJ/RJ, em substituição ao desembargador Amaury Arruda de Souza, que se aposentou. A solenidade de posse ocorreu durante a sessão do Órgão Especial e contou com a presença de várias autoridades do Poder Judiciário, entre elas, do presidente do TJ/RJ, Sergio Cavalieri Filho, e do corregedor-geral da Justiça, Luiz Zveiter. Ele foi eleito para o cargo com os votos de 125 desembargadores.

 

“Me sinto muito honrado em assumir a 2ª Vice-Presidência do TJ/RJ, prosseguindo o magnífico trabalho que ali desempenhou o desembargador Amaury Arruda, que aqui se aposenta. Sinto-me extremamente honrado por poder participar da administração do presidente Sergio Cavalieri, que vem dotando o Poder Judiciário do Estado de recursos capazes de atender aos anseios dos jurisdicionados. Neste novo corpo, assumo o compromisso que também fiz ao ingressar na magistratura de envidar todos os meus esforços no sentido de engrandecer o Tribunal”, afirmou Capanema.

 

O presidente do TJ/RJ, Sergio Cavalieri Filho, ressaltou a experiência do desembargador Sylvio Capanema, enfatizando o seu trabalho como "magistrado, professor, companheiro e colega". "É uma satisfação e orgulho contar com ele agora na 2ª Vice-Presidência do Tribunal. Tenho a certeza de que Capanema dará, não apenas, continuidade ao trabalho feito por seu antecessor, Amaury Arruda, mas também acrescentará muito de seu brilhantismo e talento".

 

 

Sylvio Capanema exerceu a advocacia no Rio de Janeiro durante 33 anos, e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, em 1960. Ingressou na Magistratura em 1994, como representante do 5º Constitucional da Advocacia. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada Cível do Estado do Rio. Atuou como membro efetivo da 7ª Câmara Cível e do 2º Grupo de Câmaras Cíveis do TJ/RJ. O desembargador é membro efetivo do Órgão Especial e ocupava, desde <_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1997, a">1997, a presidência da 10ª Câmara Cível do TJ. Foi também vice-presidente suplente do TRE do Rio, durante as eleições de 1998.

 

O desembargador, que é titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes e do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad), foi ainda diretor cultural da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj). Ele publicou, entre outras, as obras “A Nova Lei do Inquilinato Comentada”; “Comentários ao Novo Código Civil” - Volume 3; “Curso de Direito Civil” e “Da Ação de Despejo”.

 

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025