Migalhas Quentes

Resultado do sorteio de obra "A Tecnologia Aplicada ao Processo Judicial"

24/10/2006


Sorteio de obra

Migalhas tem o prazer de anunciar o resultado do sorteio de um exemplar da obra “A tecnologia Aplicada ao Processo Judicial” (230 p.), escrita por Renato Luís Benucci e gentilmente oferecida pela Editora Millenium. Confira abaixo o ganhador.

As novas tecnologias têm impulsionado constantes transformações sociais, que se refletem diretamente no campo jurídico. A influência destas novas tecnologias, no âmbito do direito processual, ocorre de várias formas, como, por exemplo, na instrução probatória, com o desenvolvimento de testes científicos que permitem, com extraordinária precisão, a investigação biológica pelo DNA.

Contudo, o impacto mais expressivo das novas tecnologias no âmbito processual resulta do emprego da tecnologia da informação para conferir celeridade à distribuição da justiça. De fato, a utilização de poderosos bancos de dados, a extrema facilidade de consulta e arquivamento, a possibilidade de transmissão em meio eletrônico de imagens, sons e textos, são instrumentos altamente eficientes para aperfeiçoar a prestação jurisdicional, facilitando a comunicação de atos processuais e reduzindo a morosidade na tramitação dos processos judiciais. O processo judicial, à luz destas novas tecnologias, poderá obter maior simplificação procedimental, velocidade, economia, segurança e confiabilidade.

O presente trabalho, resultado de minuciosa pesquisa acadêmica, objetiva compreender esta nova realidade tecnológica aplicada ao mundo do direito, e é fonte indispensável de consulta para todos os interessados em operar o direito na sociedade da informação.


Sobre o autor:

Renato Luis Benucci é juiz federal titular da 5ª Vara em Campinas e diretor da Ajufesp – Associação dos Juízes Federais dos Estados de SP e MS. Especialista em direito público pela PUC-SP, Mestre em direito processual pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Doutor em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e professor de direito processual civil e direito constitucional. Cursou o Centro de Estudos Judiciários para Aperfeiçoamento de Magistrados, em Lisboa. É graduado em engenharia de produção, pela Universidade Mackenzie e autor de inúmeros artigos jurídicos.
____________

Ganhador:

André Cruz de Aguiar, advogado – São Paulo/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025