Migalhas Quentes

Resultado do sorteio de obra "A Tecnologia Aplicada ao Processo Judicial"

24/10/2006


Sorteio de obra

Migalhas tem o prazer de anunciar o resultado do sorteio de um exemplar da obra “A tecnologia Aplicada ao Processo Judicial” (230 p.), escrita por Renato Luís Benucci e gentilmente oferecida pela Editora Millenium. Confira abaixo o ganhador.

As novas tecnologias têm impulsionado constantes transformações sociais, que se refletem diretamente no campo jurídico. A influência destas novas tecnologias, no âmbito do direito processual, ocorre de várias formas, como, por exemplo, na instrução probatória, com o desenvolvimento de testes científicos que permitem, com extraordinária precisão, a investigação biológica pelo DNA.

Contudo, o impacto mais expressivo das novas tecnologias no âmbito processual resulta do emprego da tecnologia da informação para conferir celeridade à distribuição da justiça. De fato, a utilização de poderosos bancos de dados, a extrema facilidade de consulta e arquivamento, a possibilidade de transmissão em meio eletrônico de imagens, sons e textos, são instrumentos altamente eficientes para aperfeiçoar a prestação jurisdicional, facilitando a comunicação de atos processuais e reduzindo a morosidade na tramitação dos processos judiciais. O processo judicial, à luz destas novas tecnologias, poderá obter maior simplificação procedimental, velocidade, economia, segurança e confiabilidade.

O presente trabalho, resultado de minuciosa pesquisa acadêmica, objetiva compreender esta nova realidade tecnológica aplicada ao mundo do direito, e é fonte indispensável de consulta para todos os interessados em operar o direito na sociedade da informação.


Sobre o autor:

Renato Luis Benucci é juiz federal titular da 5ª Vara em Campinas e diretor da Ajufesp – Associação dos Juízes Federais dos Estados de SP e MS. Especialista em direito público pela PUC-SP, Mestre em direito processual pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Doutor em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e professor de direito processual civil e direito constitucional. Cursou o Centro de Estudos Judiciários para Aperfeiçoamento de Magistrados, em Lisboa. É graduado em engenharia de produção, pela Universidade Mackenzie e autor de inúmeros artigos jurídicos.
____________

Ganhador:

André Cruz de Aguiar, advogado – São Paulo/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024