Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Civil Contemporâneo - Estatuto Epistemológico, Constituição e Direitos Fundamentais"

Na obra, o autor traz um verdadeiro manifesto pela sobrevivência dos fundamentos do Direito Civil.

20/12/2019

Na obra "Direito Civil Contemporâneo - Estatuto Epistemológico, Constituição e Direitos Fundamentais" (Forense Universitária – 2ª edição - 448p.), o autor Otavio Luiz Rodrigues Jr. traz um verdadeiro manifesto pela sobrevivência dos fundamentos do Direito Civil. 

Otavio Luiz Rodrigues Jr. apresenta narrativa que conduz para o fortalecimento da autonomia epistemológica do Direito Civil ao sustentar a dicotomia entre Direito Privado e Direito Público, identificar o que é e o que não é constitucionalização e defende a eficácia indireta fraca dos direitos fundamentais em relação aos particulares. O seu texto é um verdadeiro manifesto pela sobrevivência dos fundamentos do Direito Civil.

Além disso, o autor aprimora o enfoque sobre determinados temas e questões, tornando-os mais claros ou contestando objeções.

"A presente obra, sugestivamente intitulada Direito Civil Contemporâneo: estatuto epistemológico, Constituição e direitos fundamentais, representa mais do que um ensaio no delicado ponto de encontro entre as constelações civil e constitucional. Traduz uma defesa viva do civilismo moderno, confrontando com as questões dos nossos dias e envolvido num diálogo profícuo com o constitucionalismo".

- Trecho do Prefácio do catedrático António Menezes Cordeiro.

Sobre o autor:

Otavio Luiz Rodrigues Jr. é livre-docente, doutor e professor associado de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP. Com estágios pós-doutorais na Universidade de Lisboa (Portugal) e no Instituto Max-Planck de Hamburgo (Alemanha), é também editor da Revista de Direito Civil Contemporâneo (RDCC) e coordenador da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo. Desde 2018 é coordenador da área de Direito e membro suplente do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes.

____________

Ganhadores:

Rogério Silveira Celito, de Belford Roxo/RJ; e

Bruna Freitas Fernandes, de Vitória/ES

______

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024