Migalhas Quentes

Missa de Santo Ivo será transmitida online pela AASP, OAB/SP e IASP

Celebrada pelo Padre Jonatas Diniz, a missa ocorrerá na Paróquia de Santo Ivo em São Paulo.

15/5/2020

Em momento de necessário isolamento social, a tradicional missa em homenagem ao patrono da advocacia, Santo Ivo, será pela primeira vez celebrada on-line. No dia 19 de maio, às 19 horas, a transmissão da missa se dará por meio dos canais na internet das instituições envolvidas nesse ato de congraçamento que há décadas, independentemente da religião, credo ou fé, tem sido uma oportunidade de reflexão em torno da figura carismática de Santo Ivo.

Na Paróquia de Santo Ivo, conduzida pelo jovem sacerdote do Movimento Carismático Jonatas Pereira Diniz, a tradicional missa seguirá todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, assim como da própria Arquidiocese de São Paulo, de forma a que seja resguardada a distância entre o celebrante e os músicos do ministério e que nenhum dos presentes pertence ao grupo de risco. 

Promovida pela OAB/SP, Caixa de Assistência (CAASP), pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo e AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, a cerimônia é um tributo ao defensor histórico dos menos favorecidos, da efetivação da Justiça e da igualdade entre os homens. 

Histórico

Santo Ivo, como é conhecido mundialmente, nasceu em 17 de outubro de 1253 em Tréguier, onde também faleceu, no dia 19 de maio de 1303 – data que foi eleita para a realização da homenagem ao padroeiro da Advocacia. Durante o século XIII, Yves Hélory de Kermartin, que viria a se tornar santo na fé católica, ficou conhecido pelas defesas patrocinadas em prol de pessoas sem recursos, já que atuava gratuitamente em diversas causas. Sua trajetória foi marcada pela defesa irrestrita dos direitos humanos, e justamente pela sua dedicação, tornou-se patrono dos advogados e advogadas. 

De acordo com o livro “Santo Ivo – Patrono dos Homens da Justiça”, de Arthur de Castro Borges, Yves Hélory de Kermartin era popularmente conhecido como o “advogado dos pobres”. Era inovador e instituiu a justiça gratuita e a conciliação. Uma de suas frases mais lembradas é: “Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente”. 

Filho do lorde Helory de Kermartin e de Azo Du Kenquis, foi estudar Teologia na Universidade de Paris aos 14 anos de idade, onde foi aluno de São Tomás de Aquino. Em 1277, mudou-se para Orléans onde se formou em Direito Civil e Direito Canônico, voltando posteriormente para a Bretanha. Além da carreira jurídica como defensor, exerceu as funções de sacerdote e juiz. 

Faleceu aos 50 anos de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde até hoje é objeto de devoção dos fiéis. Em 1347, foi canonizado pelo Papa Clemente VI, a pedido de bispos e autoridades civis. 

Acompanhe on-line em: 

Youtube OAB/SP – https://www.youtube.com/channel/UCkVA1ZPx0rcGge3Fp6CIGSQ 

Youtube AASP –  https://www.youtube.com/user/aasponline 

Youtube IASP – https://www.youtube.com/channel/UCtGXOVCUmxwjzjFgcD06lgA 

Facebook Padre Jonatas – https://www.facebook.com/PadreJonatasDiniz

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025