Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Princípio da Praticidade na Era da Tributação em Massa"

O autor busca diagnosticar e sugerir soluções, práticas e teóricas, para serem examinadas na pretendida Reforma Tributária.

28/4/2021

Na obra "O Princípio da Praticidade na Era da Tributação em Massa" (Appris Editora - 212p.), o advogado Gustavo Brechbühler (Murayama, Affonso Ferreira & Brechbühler Advogados) reforça a importância do princípio da praticidade para maior coesão do sistema tributário nacional, sobretudo como ferramenta para superar os obstáculos que há muito impedem uma gestão eficiente da administração tributária.

(Imagem: Arte Migalhas)

Seguindo uma linha propositiva, Brechbühler busca diagnosticar e sugerir soluções, práticas e teóricas, para serem examinadas na pretendida Reforma Tributária, além de ilustrar novos meios, mecanismos  e institutos, típicos de sistemas jurídicos estrangeiros que poderiam ser adotados já que, segundo seu diagnóstico, são plenamente aptos a trazer maior celeridade, racionalidade e eficiência, tanto aos contribuintes, no cumprimento de suas obrigações tributárias, como também à própria  administração tributária, de modo a se tornar uma parceira dos empresários e contribuintes, quando do exercício de suas tarefas de fiscalização e arrecadação.

Em resumo, mostra-se imperiosa a formatação de um ambiente institucional competitivo, atraente a investimentos, calcada numa mudança efetiva de mentalidade institucional de todos os players.  

"Não podemos mais aceitar, que em pleno século XXI, ainda estejamos presos a um sistema arcaico, ineficiente, penoso e contraproducente. Muito além de mera complexidade da legislação tributária, precisamos atualizar nossas práticas: adotar novos institutos, dotar os contribuintes de mecanismos mais eficientes, práticos e seguros; melhorar desde a edição das normas - especialmente  as tributárias -  mas também fomentar uma nova relação entre os contribuintes e a administração tributária, mais colaborativa e menos adversarial", afirma o advogado. "Com isso, devemos criar relações dotadas de maior 'faiplay', com laços de confiança mútua e colaboração efetiva, que só serão alcançados mediante incentivos ('nudges') comportamentais (cfe. Richard H. Thaler)",conclui.

Sobre o autor:

Gustavo Brechbühler é sócio do escritório Murayama, Affonso Ferreira & Brechbühler Advogados. Especialista em Direito Financeiro e Tributário pela UFF/RJ. Bacharel em Direito pela UERJ. Autor de livros e artigos acadêmicos. Palestrante e conferencista.  

__________

Ganhadores:

Alex Carvalho Rocha, advogado em Ribeirão Preto/SP; e

José Carlos da Costa, professor em Santana do Ipanema/AL

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024