Migalhas Quentes

Covid: Mãe consegue trabalhar de casa para ficar com filha cardiopata

De acordo com o desembargador que analisou o caso, não houve a normalização quanto ao retorno das atividades escolares de forma presencial, “ou seja, não se justifica a convocação da reclamante ao trabalho presencial”.

24/9/2021

O desembargador Francisco Giordani, do TRT da 15ª região, atendeu ao pedido de uma mãe para permanecer em home office a fim de acompanhar a filha cardiopata enquanto não houver o retorno integral e efetivo das atividades escolares.

(Imagem: Pexels)

A filha da servidora tem 13 anos e possui cardiopatia grave. Ela passou a trabalhar de forma remota após a publicação de ofício circular que reconhece o direito de afastamento presencial dos trabalhadores que convivem com pessoas pertencentes ao grupo de risco para a covid-19 e com filhos em idade escolar, até o retorno integral das atividades escolares.

Acontece que, posteriormente, a empresa passou a convocar os empregados para retornar ao trabalho presencial, alegando a necessidade da ativação “in loco” de mão de obra afastada.

Ao apreciar o caso, o desembargador Francisco Giordani registrou que não houve a normalização quanto ao retorno integral das atividades escolares de forma presencial, “ou seja, não se justifica a convocação da reclamante ao trabalho presencial”.

Desse modo, o magistrado salientou que se o risco para a filha da trabalhadora, mais sensível e vulnerável, “é iminente e concreto”; por outro lado, o risco ao interesse público é apenas hipotético.

Por fim, então, deferiu o para assegurar a fruição do direito à manutenção da prestação dos serviços de forma remota enquanto não houver o retorno integral e efetivo das atividades escolares, consoante regulamentação a ser oportunamente editada pelo Poder Público municipal.

Informações: TRT da 15ª região. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz manda hospital afastar gestantes do trabalho, inclusive vacinadas

7/6/2021
Migalhas de Peso

Trabalho remoto para gestante durante a pandemia

14/5/2021

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025