Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Uma Nova Introdução ao Direito"

Livro trata dos conceitos elementares do Direito, com uma perspectiva ambiental, fazendo com que a transversalidade das questões ambientais se encontre presente nos cursos de Direito, desde as primeiras letras.

11/10/2021

A obra "Uma Nova Introdução ao Direito" (Lumen Juris - 3ª edição - 380p.), de Paulo de Bessa Antunes (Tauil & Chequer Advogados) reflete as mudanças jurídicas que ocorreram nas últimas décadas e traz uma inédita perspectiva ambiental. O exemplar é cortesia do autor.

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 1986, o professor Paulo de Bessa Antunes, advogado especialista em Direito Ambiental, publicou seu primeiro livro, intitulado "Uma nova introdução ao Direito". Após 35 anos de seu lançamento, a obra ganha uma terceira e definitiva edição, mais atual e fundamentada nas mudanças jurídicas que ocorreram nos últimos anos. Também reflete um autor mais maduro e com uma experiência jurídica maior, segundo afirma Bessa.

Disponível para compra, o livro chega aos leitores com uma nova capa, e traz uma inédita perspectiva ambiental que, de acordo com o autor, "decorre de uma análise prática do mundo do Direito". "Muito se fala que o Direito Ambiental é uma matéria transversal e multidisciplinar. Entretanto, quando examinamos as diversas disciplinas jurídicas, percebemos que isto não ocorre no mundo real", explica ele. "O que busquei foi influenciar os estudantes de início de curso a perceberem a importância do direito na proteção ambiental".

Um desses estudantes, aliás, foi sua própria filha caçula, Carina, discente de Direito na PUC-Rio. "Ela foi minha grande inspiração", declara o jurista, que aproveitou o período de isolamento da pandemia para rever o texto e atualizá-lo. "Outra coisa que me chamou a atenção é que houve pouca renovação na área de introdução ao estudo do Direito. Há grandes livros que permanecem como referências, mas falta um olhar contemporâneo para as questões jurídicas em tais obras", completa.

A mais atual edição de "Uma nova introdução ao Direito", que substitui a segunda versão, de 1992, chega para acompanhar as mudanças que ocorreram no universo jurídico nos últimos anos. "O Direito não é mais o menos, nem a profissão de advogado", pontua Bessa. "Os alunos buscam um curso que seja contemporâneo, sem abandonar a formação sólida. O profissional deve se preparar para enfrentar problemas novos, com um olhar moderno e democrático". E é justamente isso que a obra propõe. "Espero que agrade. Para mim, foi um trabalho muito enriquecedor ter revisto a obra. Só isso já valeu", finaliza o autor. 

Sobre o autor 

Paulo de Bessa Antunes é especialista em Direito Ambiental, graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ, mestre pela PUC-Rio e doutor pela UERJ. Atuou como pesquisador visitante na Pace University e na Lewis and Clark Law School. Autor de 15 livros sobre legislação ambiental, ocupou o posto de presidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental do IAB nacional. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Unirio, presidente da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), avaliador de artigos da revista da Faculdade de Direito da Universidad de la Republica, no Uruguai, membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e sócio do escritório Tauil & Chequer Advogados. No Poder Executivo, serviu como procurador Regional da República do MPF e como chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do RJ.

__________

Ganhador:

Joaquim Neto, de Cruz/CE

__________

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024