Migalhas Quentes

Nunes derruba decisão que cassou deputado por propagar fake news

Fernando Destito Francischini, deputado estadual, espalhou notícia falsa de que duas urnas estavam fraudadas e aparentemente não aceitavam votos no então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro.

2/6/2022

O ministro do STF, Nunes Marques, derrubou decisão do TSE que havia cassado deputado estadual, Fernando Destito Francischini, por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação em 2018. A decisão atendeu ao pedido de Francischini e da Comissão Executiva de seu partido, PSL.

Nunes Marques pontuou a necessidade de resguardar a segurança jurídica e a escolha eleitoral, levando em conta o risco à estabilidade institucional e à ordem pública passível de ocorrer com a aplicação retroativa da nova interpretação adotada pelo TSE na matéria, uma vez que a norma que regulamentou as eleições de 2018 (resolução 23.551/17 do TSE) não vedava essa conduta. 

Nesse sentido, asseverou que o entendimento fixado pelo TSE não poderia retroagir para alcançar fatos anteriores, como ocorreu. "Não há como criar-se uma proibição posterior aos fatos e aplicá-la retroativamente. Aqui não dependemos de maior compreensão sobre o funcionamento da internet. É questão de segurança jurídica mesmo”, destacou o ministro.

Na decisão, Nunes Marques também destacou que o acórdão do TSE não traz elementos que demonstrem a manipulação midiática das redes sociais visando à quebra da isonomia, da normalidade e da legalidade das eleições.

367555

Entenda o caso

Em 2018, no dia da eleição, ele fez uma live para espalhar notícia falsa de que duas urnas estavam fraudadas e aparentemente não aceitavam votos no então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro. Na transmissão, ele também afirmou que urnas tinham sido apreendidas e que ele teria tido acesso a documentos da Justiça Eleitoral que confirmariam a fraude.

Posteriormente, em 2021, por seis votos a um, o plenário do TSE cassou o mandato e tornou inelegível o deputado estadual depois do então parlamentar ter sido acusado de divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação em 2018.

Nunes Marques derruba decisão do TSE que cassou deputado acusado de divulgar 'fake news' em 2018.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Inédito: TSE cassa deputado que propagou fake news contra urnas

29/10/2021
Migalhas Quentes

Salomão pede compartilhamento de provas de inquérito das fake news

26/10/2021
Migalhas Quentes

STF rejeita ação do PSL contra pena para fake news nas eleições

23/8/2021

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025